O futuro dos JRPGs

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O futuro dos JRPGs

Mensagem por Squall em 16/04/15, 10:15 pm

Na sétima geração de vídeo game, o gênero JRPG enfraqueceu muito, enquanto WRPG cresceu muito. Podemos citar muitas boas franquias antigas que nem apareceram na geração, como Suikoden e Grandia, e outras que pioraram muito na qualidade, como Final Fantasy.

Dizem que as causas é o custo elevado para se desenvolver gráficos complexos em um projeto caro na nova geração, além dos desenvolvedores acreditarem que jogos com gráficos mais simples afastariam os clientes. Infelizmente, só as empresas de lolicons apostaram em gráficos simples.

O futuro promete dois grandes jogos, mas vejo alguns problemas. Xenoblade Cross parece ótimo, mas será exclusivo de Wii U, mas com o fracasso do console, o jogo pode acabar sendo esquecido. Final Fantasy XV foge muito do escopo da série, que se tivesse outro nome, não seria ligado a Final Fantasy. São tantas mudanças que é destinado a um público mais genérico e não a fãs de JRPG propriamente dito.

A solução surge graças ao Kickstarter, um sistema recente que usa a tecnologia. Ele permite que desenvolvedores avaliem o interesse do mercado em suas ideias antes mesmo de começar o desenvolvimento, que é um processo caro, já que é arriscado investir em algo que pode não vender o suficiente.

Existe o preconceito de que o uso de Kickstarter representa fraqueza da empresa. Mas muitos jogos já foram financiados no Kickstarter e já estão em desenvolvimento. Quando forem lançados, eles mostrarão o sucesso do Kickstarter e fará com que o sistema seja mais usado e mais confiável.

E são esses jogos de Kickstarter que acredito que salvarão o gênero:

Squall

Re: O futuro dos JRPGs

Mensagem por Whitewolf em 16/04/15, 11:38 pm

Levo bastante fé nesse Shiness, e se cumprir a proposta inicial devo pegar na certa!  Smile
Whitewolf

Mensagem por grun em 17/04/15, 09:12 am

Shiness eu ajudei no fouding, gostei mto da proposta.
grun

Mensagem por Akiha em 17/04/15, 10:26 am

Sou forçada a discordar, não tenho essa visão apocalíptica do gênero, ele apenas mudou de plataforma, vez de termos muitos jogos em consoles estes migraram para os portáteis e agora estão retornando aos consoles aos poucos.

o que acontece na verdade não é nenhuma teoria milaborante que acho ate engraçado ler na internet, é bem simples, os Japoneses preferiram jogar portáteis por muito tempo, lá tudo que é compacto tem mais espaço, um vídeo game compacto sempre será mais bem sucedido, e passou um bom tempo assim, quando estava por lá era rotineiro ver adolescentes jogando em algum lugar que você ia.

além dos baixos custos estes jogos vendiam bem, outra coisa que colaborou foi que os rpgs por turno simplesmente não venderam, não é que não tiveram jogos bons, tiveram sim, eles simplesmente não venderam.

exemplos como The Last Remmant ou Blue Dragon são o que não faltam, jogos incríveis que não venderam nem nos consoles nem nos Pcs, o que não animou a Square Enix a continuar a investir.

quanto a queda da qualidade de Final Fantasy isso é realmente discutível, a produção continua impecável tecnicamente e os jogos continuam visualmente impressionante o que eu vi foi uma quebra de continuidade que começou com FFXIII e que vai continuar com FFXV, não parece mais o que FF era antigamente, como fã da serie, só se sabe que é FF porque os jogos carregam o título, concordo, mas isto não quer dizer que os jogos sejam ruins também(Lighting Returns é muito bom por sinal.)

já quanto aos Wrpgs eu vi alguma melhoria sim, antes ignorava todos agora jogo The Witcher e Dragon Age, mas também não consigo enumerar inúmeros títulos do gênero por desconhecer mesmo talvez.

desconheço o kickstarter profundamente, e talvez por isso eu ache a proposta dele um tanto estranha hmmm
Akiha

Mensagem por Rockman em 17/04/15, 04:08 pm

Eu não concordo muito não. Acho bem discutível dizer que os jogos pioraram, mas creio que seja mais sua opinião squall.

Há muitos títulos de grande qualidade no ps3 e PSP que ou mantiveram o mesmo estilo do psone e ps2 ou ficaram até melhores.

Posso citar a série Legend of Heroes como exemplo.
E também cito que é normal haver mudanças no estilo de uma passagem entre gerações, e acho muito válido, por que senão teríamos jogos iguais sempre, e isso não seria legal.

O ecchi nos jogos tem um público bem adepto e fiel, e eu não vejo muito problema.
Na verdade, acho que o mercado japonês está bem distribuído hoje em dia.
Se você gosta de um jogo ecchi, pode jogar Neptunia.
Se quer algo mais maduro, pode jogar Persona.

Jogos é o que não faltam, e isso é o que acho legal.
Rockman

Mensagem por Patolino em 18/04/15, 12:36 am

Vou meter minha colher também.
Sou bem isento para falar dos estilos, pois gosto muito dos dois.

Na minha opinião não há nem declínio no oriente nem ascensão a grandes passos no ocidente. O que se teve nos últimos tempos, foi plataformas com melhor acesso e principalmente com jogos mais baratos por aqui, e isso fez muitos jogadores conhecerem até rapidamente muitos jogos criados por aqui.

O PS4 é muito caro. Eu nem sonho em poder comprar um. E isso deve se repetir com 90% dos gamers brasileiros, que só irão adquirir o console por volta de 2018.

Eu adoraria jogar o Final Fantasy XV, mas pelas razões acima, não vou poder. Então eu só assisto, só leio e só escuto falar. E se fosse falar que o jogo é ruim ou bom, só estaria replicando a opinião de um terceiro, e acho que isso acaba ocorrendo muito com os jrpg's.

A sony não é a gog, e não consegue praticar os preços dela, e por muito tempo, só saia jogo em mídia física. Então a maioria dos jogos acabam nem vindo para cá, pois o preço seria alto, aí só os japoneses tem acesso, sem contar que o poder aquisitivo lá é maior.

Eu acredito que faria muito sucesso os jogos lançados aqui.
Se colocarem a vender um Final Fantasy na valve, seja lá qual for e por um preço justo, eu acredito muito que esse jogo vai vender muito bem.

Enfim, é só a opinião do velhinho, huaha ^^
Patolino

Mensagem por Whitewolf em 18/04/15, 12:40 am

Mas isso ja acontece @Patolino, no Steam principalmente em época de promoção, os FFs, III, IV, VII, VIII e XIII vendem que nem picolé na praia!
Whitewolf

Mensagem por Patolino em 18/04/15, 12:46 am

Agora que você postou, @Whitewolf, lembrei de ter visto vocês comentarem sobre o FFXIII. Nem sabia que tinha todos estes outros não. É muito bom saber, e também reforça minha ideia.

Espero que venha mais jogos de outras empresas, ou que a Sony crie uma plataforma como a Valve, facilitando o acesso aos jogos de forma mais barata.

E que o PS4 diminua de preço. Só assim poderemos ter acesso a esses jogos e todos poderem jogar ^^

Patolino

Mensagem por Whitewolf em 18/04/15, 10:36 am

Cara, to planejando algo superficial aqui, e se Deus ajudar e der certo, meus planos de jogatina podem vir a mudar.

Abandonar o Steam de vez eu não consigo e hoje em dia é até um pecado  Laughing mesmo porque acumulei mais de 100 jogos nele, e ainda tenho uns 50 que prestam pra jogar.

Mas comparando a atual situação economica, precos e custo beneficio, to pensando e adquirir um novo console ao fim do ano, e ao inves de montar um PC da geração atual, fazer apenas um upgrade e uma manutenção ao mais simples, do modo com que ele se mantenha ao mesmo nivel da geração PS360. Assim, terei ainda as 2 gerações mais recentes a minha disposição, e um nivel melhor de emulação pras antigas.

Quanto ao console, ainda ta cedo pra decidir, ainda mais que o primeiro quesito seria RPGs e jogos exclusivos, mas no custo beneficio, que é outro fator decisivo, se no fim do ano numa Black Friday da vida, o Xbox One me aparecer a 799,00 como ano passado, eu pego sem qualquer ressentimento.
Whitewolf

Mensagem por Omni em 18/04/15, 12:56 pm

Eu não tenho muito que reclamar da geração passada dos consoles.
Se olharmos bem temos uma boa quantidade de rpgs que da pra jogar por um bom tempo e bons jogos. Ta certo que não foi algo igual a geração do ps2 onde tinhamos dezenas de empresas produzindo jogos e saindo aquela quantidade enorme de rpgs, mas o que tem por ae da muito bem pro peão se virar.

Patolino
Esse plataforma que vc citou ja não existe ?
A psn ta bem viva, só acho que as empresas poderiam utilizar mais ela
e fazerem mais rpgs.
Omni

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: