Roguelike

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Roguelike

Mensagem por Gigas em 10/05/12, 12:04 am

Não sei o que significa Rogue-like, não sei o jogo que criou o gênero, só sei que é o estilo com maior poder vício que já conheci, capaz de fazer até me desligar totalmente da internet enquanto jogo, um baita feito! :o
Ainda falta jogar vários jogos do estilo justamente pelo medo de começar e se desligar do mundo Laughing

A série mais conhecida no estilo é o Fushigi no Dungeon ou Mystery Dungeon na tradução, série da Chunsoft, acho que agora já deu pra se localizar quem não conhecia pelo nome do subgênero =P

Agora é um estilo realmente difícil de se acostumar pra jogar porque tem como características principais:

-Dungeon Aleatórios
-Movimentação estratégica
-Visão limitada
-Penalidade severa pra morte
Sendo que:
-Inimigos High Level brotam do nada
-Equipamentos quebram
-Armadilhas invisíveis dos tipos mais sacanas possíveis
-Tempo limitado pra exploração dos andares (Se não a morte te leva, literalmente)
-Mais trocentas maneiras de ferrar sua vida, que tal entrar em uma sala e descobrir que é um ninho de monstros? Laughing
-Morte faz perder todos os itens
-Morte nos mais clássicos te leva de volta ao level 1 e ao primeiro andar (hoho)

Enfim, não é algo fácil pra se adaptar, principalmente pra quem é acostumado com o grind, a palavra chave é "Survivor", quem gosta de microgerenciamento de recursos em prol da sobrevivência tem um prato cheio, um estilo de rpg diferente.

Ter sorte ajuda bastante também Laughing

Vou citar alguns jogos do gênero que joguei e falar um pouco da minha experiência com eles, espero conhecer outros jogos do estilo que como disse, não conheço tão bem.

Torneko no Daibōken: Fushigi no Dungeon - SNES (1993)

Foi o primeiro jogo da série Fushigi no Dungeon. Também conhecido como Taloon's Great Adventure na fan-translation, é que Taloon foi o nome pro personagem na tradução do Dragon Warrior IV de NES, é um spin-off da série, isso quer dizer, carisma dos monstros do Akira Toriyama e trilha sonora linda garantida.

Foi o jogo que me viciou no estilo, é um jogo muito caprichado e bonito pro SNES e apesar de ser o primeiro já tem um sistema bem rico.
Disse que é um estilo bem diferente do habitual, mas acho que não é bom usar um FAQ, a graça inteira do jogo gira em torno de aprender a jogar e o jogo é planejado com esse objetivo, ele te ferra, mas também te ajuda.

É dividido em vários dungeons, progressivamente maiores e mais complexas e cada vez que você volta sua loja vai aumentando e os NPCs vão te dando várias dicas, dicas boas, não só o tutorial óbvio, você acaba conhecendo cada um, o estilo de dica que dão e também são engraçados.

O Torneko: The Last Hope pra PSone foi lançado oficialmente em inglês, já facilita bastante a vida do jogar apesar de te jogar um chefe final se lembro bem (Aí não só é sobreviver aos andares, mas se preparar pra luta, facilita por um lado, dificulta do outro lol). Falta alguns elementos carismáticos do primeiro na evolução da loja e passagem do tempo.

Teve mais um terceiro pro PS2 e um outro com o Yangus do DQVIII, esse feito pela falecida Cavia e não Chunsoft. Ambos ficaram só em japa.

Fushigi no Dungeon 2: Fūrai no Shiren - SNES (1995)

Também conhecido como Mystery Dungeon - Shiren the Wanderer, esse é o segundo jogo da série (O primeiro foi o do Torneko), mas o primeiro com o personagem original Shiren.

Tem uma fan-translation e um remake pra NDS que foi traduzido pela Sega. Eu sinceramente comparei os dois pra escolher qual jogar e achei o de SNES muito mais charmoso, bonito, tem uma aura a mais, sei lá. Acabei jogando nele, claro.

É uma evolução do Torneko, mais itens e mais maneiras ainda de te matar lol
Dessa vez não é um dungeon só e sim uma longa jornada em busca da GoldenCity. É interessante

Apenas o Furai no Shiren 3 foi traduzido também, dessa vez pela Atlus pro Wii e o povo conseguiu colocar a tradução dele no port pra PSP, apesar de algumas coisas ficarem em japa (Tem um item que se transforma em qualquer um que você der o nome, mas essa opção de escrever não foi traduzida nesse port da tradução - pelo menos na atualização que vi)
Ainda não joguei pra poder falar algo.

Chocobo's Dungeon 2 - PSone (1998)

Esse foi o primeiro jogo que joguei há muito tempo!
Não foi feito pela Chunsoft, a Square comprou o direito de usar o título.

É bem carismático, época do auge das CGs da Square e são bem bonitas no jogo, capricho total no Chocobo com olhos cheio de lágrimas Crying or Very sad

Você mantem o level quando morre e ele só volta pro Lv1 quando você termina o dungeon.
Mas quando você zera abre as dungeons novamente e te joga no esquema de morrer e voltar pro level 1 e te promete um final extra ao completar elas. Eu na época me tremi todo e já estava satisfeito com o final, acabei nem tentando. Tenho curiosidade até hoje, apesar que deve ser apenas uma CG que dá pra youtubar e até imagino o conteúdo.

Deu até vontade de jogar, agora entendendo melhor, as músicas são lindas, clássicas da série.

Lembro que terminei meio que no cheat, o segundo controle pode controlar o guest que acompanha o personagem, parece que o movimento do segundo jogador não gastava o turno, então atacava à vontade innocent

Tem uma sequel Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon pra Wii que não joguei (Não joguei os últimos de cada série, percebam whistle )

Pokémon Mystery Dungeon

Outros da série a receber tradução, tem vários, pra GBA e NDS, ainda não joguei nenhum deles, ia começar o primeiro, mas já tinha jogado 3 seguidos e resolvi dar uma pausa, acabei não jogando até hoje.

Tem outros da série, mas os principais são esses.

Os jogos do mesmo gênero, mas de outras séries que joguei, foram:

Izuna: Legend of the Uneployed Ninja - NDS

Um jogo do estilo com um plot bem lighthearted, bem divertido, a Izuna acaba jogando uma maldição na vila onde estava passando e ela tenta voltar todo mundo ao normal (Ao menos seus amigos pra poder dar o fora da vila lol).
Você ao morrer mantem o level, então você acaba fazendo um grind que não é tão legal.

Tem uma sequel que a Atlus também traduziu (Atlus é quem mais investe no estilo, percebam =P )

Baroque - PS2/Wii

Baroque é um jogo da Sting (Riviera, Yggdra Union, etc) bem underrated na minha opnião. Mas como ele tem uma movimentação "Action" o povo acaba não curtindo por não conseguir lutar, até dá com muito esforço, mas o objetivo do gênero é sobreviver até o fim e não enfrentar lol, é correr, você esbarra no inimigo começa a tocar uma música desesperadora, cada hit e pouco HP o som de batida de coração aumenta, é correr pra saída e rezar lol

O jogo segue o esquema clássico: Morre volta pro level 1 e isso é usado no plot, antes de entrar no dungeon sempre recebe uma arma poderosa que pode ser usada... 5 vezes (Ou 10, não lembro)
Mas tem uma coisa que quebra o game: Você pode fazer um quicksave antes de cada andar e ele não é deletado ao dar loading =P

Tem um baita clima dark e uma ótima dublagem da Atlus que te põe no clima e adiciona bastante aos NPCs. Aos poucos você vai entendendo o plot (o que dá) em cada jornada a torre e ao falar com os NPCs, um pouco no estilo Drakengard 1.
Me fez jogar um monte de Horror games depois, mas só Fatal Frame e o SH:Shattered Memories me conseguiram colocar no clima também dos que joguei. (O resto dá sono)

Dos que eu joguei e conheço são esses, o tempo voou e ficou gigante
Leiam aos poucos e joguem também! =P (E indiquem mais jogos!)

Perdoem por erros e tudo mais que podem haver no tópico, a memória trai muito. Screens via google, difícil achar um padrão, as vezes não fazem jus aos jogos...
Gigas

Re: Roguelike

Mensagem por Akiha em 10/05/12, 12:38 am

De fato são bastante divertidos, vou por alguns outros aqui, mas gostei muito de Izuna é ótimo esse jogo, bem simples e divertido.

- Demon Souls

Roque dungeon para o ps3 acho que só tem esse no gênero, é um jogo bem bonito acho que o mais bonito no gênero, mas acho que esse jogo deve ser bem famoso já tem ate tópico aqui do Dark Souls.

não conheço muitos jogos do gênero também, mas todos são legais, a continuação do Izuna é muito engraçada e divertida também.

- Nightmare of Druaga

Akiha

Mensagem por djcoston em 10/05/12, 01:58 am

Achei que ninguém gostava desse tipo de RPG! :o

Chocobo Dungeon também foi o primeiro que joguei do gênero! Smile
Mas joguei primeiro o primeiro de todos mesmo.
O segundo dava pra jogar com o Mog, White Mage e outros personagens né?! deu até uma nostalgia agora, haha
Eu cheguei a jogar o Chocobo do Wii também, só não terminei... É legal que toca as músicas dos antigos FFs durante esse jogo!

Joguei muito Izuna, Shiren e outros também, só não joguei ainda os baseados em Dragon Quest e os que a Akiha citou... mas quem sabe um dia!

Só pra citar alguns também:

- Cladun: This is an RPG ou Classic Dungeon (PSP)

- ClaDun x2 ou Classic Dungeon 2 (PSP)

Esses foram desenvolvidos pela System Prisma e publicados pela Nippon Ichi Software e Nisa.
O game é clássico como todo roguelike, a diferença desse fica pelo sistema de criação de personagem que é bastante interessante para quem gosta de criar.

- Meikyu Toro Legasista ou Tower Labyrinth: Legasista (PS3)

Esse segue o mesmo esquema do Cladun, a diferença desse é os "gráficos aperfeiçoados em HD" e o sistema de troca de personagens durante a dungeon.

Última edição por djcoston em 11/05/12, 12:13 am, editado 1 vez(es)
djcoston

Mensagem por hawk666 em 10/05/12, 02:14 am

O gênero é conhecido também como "Dungeon Crawler", certo?

Joguei muito Chocobo's Dungeon 2. Era uma delícia colecionar magias e descarregar nos chefões XD.

Nightmare of Druaga foi o segundo que joguei do estilo (depois de assistir as duas temporadas do anime, diga-se de passagem XP). E bem difícil, mas ainda assim divertido.
hawk666

Mensagem por Ever em 10/05/12, 03:22 am

Estou jogando o Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon, muito divertido.

Gostei do tópico, agora tem mais jogos que quero jogar XD
Ever

Mensagem por Whitewolf em 10/05/12, 10:47 am

Eita, não sabia que Rogue like e Dungeon Crawler era a mesma coisa!!! slap Pra mim Dungeon Crawler era jogo que vc ia só desceno caverna a baixo (tipo Torchlight e Dungeon Siege III). Mas vi os comentários sobre esse Chocobo's Dungeon e me parece bem interessante, principalmente a história, vi um trailer dele q vem no cd do Chocobo Racing. Cool
Whitewolf

De fato

Mensagem por Sir Greg em 10/05/12, 12:06 pm

É um estilo viciante sem dúvida. Meu primeiro contato com o mundo dos RPGs foi através de um Roguelike.

Desse gênero, terminei apenas dois games (e recomendo os mesmos para o pessoal que aprecia jogos desse tipo): Dragon Crystal (Master System) e Fatal Labyrinth (Mega Drive).

Um que pretendo jogar assim que possível é Doom RL (isso mesmo!! Doom roguelike!) Segue o link pra quem quiser conferir o game:
http://www.violentgamerreviews.com/2012/03/doom-rogue-like-impressions.html

O pessoal do blog Retro Fantasy apreciava e conhecia bastante sobre esse gênero. Mas, infelizmente, creio que o blog deve ter ido parar na X-Zone... Sad
Sir Greg

Mensagem por Daniel em 10/05/12, 08:30 pm

@Sir Greg escreveu:O pessoal do blog Retro Fantasy apreciava e conhecia bastante sobre esse gênero. Mas, infelizmente, creio que o blog deve ter ido parar na X-Zone... Sad

Yup. Foi-se. Eu fui lá pegar aquele Quiz musical logo no início deste fórum, mas, infelizmente, creio eu, que nem o Lavos conseguirá resgatá-lo da X-Zone Sad

-
As sub-categorias de RPGs trazem muitos termos para os jogos.
Nos últimos tempos, muitos sites vem abandonando alguns deles, como o mobygames e o gamefaqs em suas pesquisas por seus sites.

Eu até vejo uma diferença entre o Roguelike e o Dungeon Crawler, que seria, hoje, se fossemos comparar a série Shiren e Torneko com Etrian Odissey e Shining in The Darkness, mas a diferença maior seria no sistema de batalha e o modo como o personagem se locomove nas dungeons / áreas, além da exploração das mesmas.

Tem um bom texto aqui: http://www.1up.com/do/blogEntry?bId=9074394

Eu divido todos eles em 4 categorias e meto o dedo no controle
Daniel

Mensagem por Whitewolf em 10/05/12, 08:54 pm

Pois eh daniel, a diferença básica do Dungeon Crawler com o Rogue like na minha opinião, seria: No DC vc tem total liberdade e as vezes ate uma visão completa do dungeon a ser explorado alem de save/check points e na maioria se vc morre, perde apenas dinheiro, um pouco de exp. em alguns casos e volta no ultimo check/save point ao inves de voltar td no lv 1. Eu até gosto de jogos do tipo, como Summon Night! Wink

Já quanto a classificação, classifico os RPGs em:
-Classic Turn (Final Fantasy)
-Tactical (Fire Emblem)
-Classic Action (Mass Effect)
-Dungeon Crawler (Summon Night)
-RogueLike (Azure Dreams)
-Misc (qualquer jogo que seja RPG e que se enquadre em outro gênero ex.: Deus Ex - FPS/RPG) smartass

Eh claro que muitos jogos misturam dois ou mais tipos, mas isso só melhora o jogo ex.: Final Fantasy XII e Phantasy Star Universe! (Nesse ultimo caso nem se misturasse tudo num teria salvação não!! Laughing )
Whitewolf

Mensagem por Gigas em 10/05/12, 08:58 pm

Bom que o tópico rendeu, domingo tou pegando meu velho PS2 de guerra de volta, vou tentar jogar o Druaga se ele sobreviver até lá.

Gostei do texto sobre a diferença entre Roguelike e Dungeon Crawler, um Mystery Dungeon é totalmente diferente de um Wizardry ou Demon's Souls, só achei a parte do Hack'n Slash nada haver :P
Gigas

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: