Baldur's Gate: Dark Alliance

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Rockman em 21/09/14, 11:48 am




Baldur’s Gate: Dark Alliance faz parte de uma franquia Baseado em Forgotten Realms de RPGs de Dungeons & Dragons, transferindo os comandos de lápis e papel para o joystick e TV numa campanha que pode ser desbravada na companhia de um amigo.



Sword Coast tornou-se vítima de ladrões e bandidos, e você decidiu se refugiar na cidade de Baldur's Gate. Porém, antes de chegar à segurança de Baldur’s Gate, sua irmã é atacada por um bando de ladrões enviados especificamente para atacar o seu grupo. Agora, você deverá embarcar em uma jornada, mas durante o caminho descobrirá que mais e maiores perigos estarão por vir. Você poderá escolher entre 3 personagens pré-existentes para embarcar nesta aventura que o levará através de muitas interações, confrontos e batalhas que irão desafiar todos as suas habilidades.

Você pode escolher ser um anão, um humano arqueiro ou uma elfa (que foi a minha escolha), e inicialmente existem 3 níveis de dificuldade. A visão do jogo é top-down e é possível rotacionar a câmera ao redor de seu personagem. Porém, não é possível “abrir” o seu campo de visão nem em profundidade nem em altura, o que pode tornar-se um pouco inconveniente para aqueles que gostam de ter uma visão mais ampla ou para os menos acostumados ao tipo de jogo.



Você terá ao seu dispor durante a aventura uma boa variedade de armamentos tanto de ataque quanto de defesa, entre eles espadas, adagas, arcos, bastões, machados, armaduras, escudos, luvas, botas, elmos etc, e eles poderão ser obtidos com os (poucos) vendedores espalhados pelos mundos, a partir dos inimigos derrotados, baús etc. Algumas armas possuem poderes de fogo, gelo entre outros, e tanto os armamentos de ataque quanto os de defesa possuem "versões" mais fortes, como "Full Plate Boots + 3" por exemplo, que aumenta os pontos de defesa em mais 3 pontos além dos pontos básicos padrão destas botas.

Há 3 tipos de poções: Healing Potion (recupera sua barra de vida), Rejuvenation Potion (recupera sua barra de energia, para magias) e Recall Potion, que permite retornar para um ponto de segurança ou para o ponto onde usou pela última vez. No HUD há 3 barras referentes ao seu personagem: a primeira é a barra de life (vermelha). A segunda mostra o quanto falta para evoluir um level (verde). E a terceira é a barra de energia, utilizada para as magias (azul). Quando a sua barra de life chega a um determinado ponto que indique que seu herói está com a vida fraca, a vibração do controle é ativada. Isto é muito útil, pois evita que fiquemos 100% do tempo ligados na barra de life durante os confrontos. Tanto a barra de life quanto a barra de energia vão recuperando seus pontos perdidos conforme o tempo vai passando (estilo o fator de cura do Wolverine =)).



Existem também amuletos e anéis. Suas serventias são as mesmas: aumentar os pontos de um determinado atributo de seu herói. Porém, apenas 1 amuleto e 2 anéis podem ser usados simultaneamente, tanto faz se de um mesmo atributo ou para atributos diferentes.

A quantidade de objetos que você poderá carregar, entre armas, protetores, poções e itens em geral, é determinada de acordo com a sua força. Mais pontos de força significam mais peso que poderá ser carregado pelo seu herói.

Há um mapa muito bem-vindo em Baldur’s Gate: DA. Ele pode ficar desativado, aparecer bem grande no centro da tela ou em tamanho reduzido no topo direito, claro, com efeito de transparência para não atrapalhar o andamento do jogo. Não tenha dúvidas de que ele será bastante utilizado.

O esquema de "saves" é feito através de "checkpoints". Eu, particularmente, não gosto muito deste tipo de save, apesar de amplamente utilizado em RPG’s, mas em Baldur’s Gate: DA não chega a ser um empecilho, pois eles não ficam tão distantes uns dos outros e existem em boa quantidade. Estes "checkpoints" possuem a forma de um livro num pedestal e aparecem no mapa, contribuindo e muito para a sua localização.



Uma coisa muito legal neste jogo é o fato de que os inimigos derrotados persistem no cenário, mesmo após ir e vir quantas vezes forem necessárias, mesmo após ter salvado a sua campanha e desligado o videogame.

Ao evoluir 1 level você conquista um determinado número de pontos (que variam de acordo com o level) para atribuir a alguma habilidade ou magia. De tempos em tempos você terá também a oportunidade de aumentar o atributo que você quiser em 1 ponto ao evoluir 1 level. Os atributos em Baldur’s Gate: DA e suas características são:

Strength: Força. Determina também a capacidade máxima de carga que você poderá levar.
Dexterity: Agilidade.
Charisma: Quanto mais carisma, menos você pagará por armamentos e mais receberá nas suas vendas.
Constitution: Referente aos seus pontos de vida.
Intelligence: Quanto mais inteligência você tiver, mais pontos de energia terá.

E as chamadas "Habilidades Passivas" em comum aos personagens são:

Willpower: Aumenta em 5 os seus pontos de energia.
Meditation: Aumenta a taxa de recuperação de pontos de energia de acordo com o tempo.
Intestinal Fortitude: Aumenta a taxa de recuperação de pontos de vida de acordo com o tempo.
Accuracy: Aumenta a habilidade de se atingir coisas com o arco. Não é recomendável gastar pontos aqui caso não planeje utilizar o arco durante a campanha.
Targeting: Uma linha que ajuda a mirar com o arco aparece. Não é recomendável gastar pontos aqui caso não planeje utilizar o arco durante a campanha.



As magias são selecionadas com o direcional digital. Encontrar a magia desejada não é uma tarefa demorada. Porém, ao trocar de magia, o seu herói dá uma "travada". Exemplo: digamos que você esteja correndo de um inimigo pra dar tempo de recuperar seu life, e no meio tempo você está com uma magia selecionada e quer trocar para outra, aproveitando a distância que tem do inimigo. Acontece que seu personagem simplesmente pára de correr e fica parado por algum tempo, e assim a distância que você tinha dele diminui. É uma grande bola fora do jogo.

E como nem tudo são flores, existem mais 2 grandes problemas em Baldur’s Gate: DA: a quantidade quase zero de side quests e a linearidade da história.

Os gráficos de Baldur’s Gate – Dark Alliance são um show à parte. Os mundos são de uma beleza e um bom gosto que são um colírio para os olhos. Todos os cenários, sejam eles as cavernas, os porões, as colinas ou os pântanos, são muito bem detalhados e belos e possuem iluminações de deixar o jogador com o queixo caído. A representação da água é até simples, mas ainda assim bonita. Existem muitas coisas espalhadas nos cenários, contribuindo com a sua beleza gráfica.

O "primeiro mundo" do jogo, ambientado na cidade de Baldur’s Gate, é todo em estilo medieval e é possível ver nas ruas a movimentação das pessoas, porém sem poder conversar com nenhuma delas, apenas na taverna. Já o "segundo mundo" é ambientado nas proximidades de uma mina controlada pelos anões guerreiros e possui ao seu redor algumas colinas e cavernas. Não vou me alongar mais nas descrições dos mundos para não estragar a história.

Os personagens são muito bem desenhados e distintos e mostram que realmente foi feito um trabalho de altíssima qualidade. Suas feições são lindas e, para a época do lançamento, muito próximas do real.

Quando você conversa com algum personagem do jogo, ele fica se movimentando o tempo todo, e em determinados momentos eles exprimem os seus sentimentos através dos gestos de uma forma convincente e sincronizados com o que falam.




A trilha sonora, como não poderia deixar de ser para um jogo deste estilo, é orquestrada num clima épico/medieval que envolve o jogador de uma tal maneira que o faz sentir-se realmente dentro do jogo, tamanha é a emoção que ela consegue passar. As músicas são vibrantes e dão o toque final ao jogo de tão cativantes que são.

Os efeitos sonoros em geral são maravilhosos! Os sons dos passos, dos inimigos, dos golpes e magias, da água, as (muitas) vozes digitalizadas... todos de uma qualidade tão impecável que fazem com que você esqueça por alguns instantes que é apenas um jogo e sinta-se como se você fosse o seu personagem, principalmente em determinadas batalhas. Resumindo, os efeitos sonoros e a trilha de Baldur’s Gate: DA são combinados com extrema maestria e isso não há quem possa negar.

 


Baldur’s Gate: Dark Alliance é um clássico que merece uma boa atenção dos jogadores mais nostálgicos. Peca em ser um jogo muito curto e à linearidade da estória. Porém, os gráficos, os efeitos sonoros e, principalmente, a jogabilidade como um todo, fazem com que você consiga esquecer estes defeitos, e tornando ele um título obrigatório para quem é fã do gênero.


Nota: 87
avatar 
Rockman

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por gizellechan em 21/09/14, 04:27 pm

Aew, Rock! Parabéns por mais uma review!  Idea


Hoje em dia é um tanto tenso mesmo de lidar com saves nesse estilo

Pelo menos não ficam tão distantes, então já é alguma coisa Tongue  kkk
avatar 
gizellechan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por MrLinx em 21/09/14, 06:03 pm

Mais uma excelente analise do nosso amigo Rock!

Eu terminei esse primeiro jogo mais em outra versão, a do GBA. Não sei se tem muitas diferenças pois faz muito tempo que joguei. Lembro que os gráficos dessa versão de GBA também são ótimos:




Foi um dos poucos jogos que zerei em emulação pelo PC. Na época tinha gostado do jogo exceto pelo final que foi bem decepcionante.
avatar 
MrLinx

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Daniel em 21/09/14, 07:19 pm

Excelente, como sempre, Rockman

Dá para ver que a cada review, você fica mais caprichoso em cada detalhe, parabéns Smile

Gostei muito dos prints, e confesso que nunca tntei ele na época que jogava os games de PS2.
Os que o Linx postou também estão ótimos, por se tratarem do GBA, mais ainda Smile
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Whitewolf em 22/09/14, 09:43 am

Parabens pelo review rockman!!! Muito legal, figo bem instigado em jogar algo dessa série, ja cogitei o de GBA citado pelo MrLinx mas tenho muitas prioridades... Tongue
avatar 
Whitewolf

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Daniel em 22/09/14, 08:33 pm

Na última Summer da Steam, acabei comprando o Baldur's Gate 1 & 2: Enhanced Edition, e em breve irei jogá-los Smile
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Patolino em 23/09/14, 11:48 pm

Ficou muito bom, mano. Como sempre.
O blog também está ótimo Smile
avatar 
Patolino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Rockman em 25/09/14, 02:49 pm

Valeu, galera Cool

Venho jogando pouco, e escrevendo menos ainda que o habitual.
avatar 
Rockman

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Daniel em 26/09/14, 10:30 pm

É, Rock, mais o importante é que a jogatina não pare, mesmo tendo que diminuir com pouquinhas horas na semana
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Rockman em 23/03/15, 10:05 am

Verdade.
Vou ver se volto a jogar. Mas por enquanto, devo continuar sem jogar nada.
avatar 
Rockman

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Baldur's Gate: Dark Alliance

Mensagem por Conteúdo patrocinado

 
Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum