Blue Dragon Plus

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Blue Dragon Plus

Mensagem por Rockman em 29/07/14, 12:46 am









Plus traz o universo da série para o portátil da Nintendo, adotando um estilo de lutas em tempo real controladas pelo Touch Screen. Para a versão Nintendista, a produtora responsável foi a Mistwalker e Brownie Brown, fundada em 2000 por ex-funcionários da Square, e também responsáveis pelo Mother 3 da Nintendo.

A estória se desenrola pouco tempo depois do primeiro jogo do XBOX. Quem não jogou vai ficar bem perdido, então é bom pegarem ele antes, ou ter um embasamento pelo anime, para pelo menos conhecer melhor os personagens.
O jogo se limita a descrever os personagens com vagas informações em poucas linhas, como se partisse da premissa que o jogador já tenha se aventurado na outra versão.





O jovem aventureiro Shu e seus amigos descobrem que o mundo está ameaçado novamente pela força do vilão ancestral Nene, que havia sido derrotado, mas voltou misteriosamente. Agora, quase todos os humanos podem controlar sua sombra especial, que dá poderes mágicos a seu controlador.
É desta forma que vários novos personagens entram em batalha junto com você como é o caso do avô de Shu e do rei Jibral.

A Brownie Brown também é responsável por Heroes of Mana,do Nintendo DS.
E isso explica muita coisa em relação à jogabilidade. Plus pode até ser considerada uma adaptação da série nos mesmos moldes de Heroes of Mana.

Você assume o controle de todos seus personagens em cenários em 2D com visão isométrica. Com o D-Pad você controla a câmera e com o R e L pode girar a visão. Todos os demais comandos são feitos na tela de toque.
Ao selecionar um personagem, é possível usar os ataques especiais com as sombras, recuperar a energia utilizando um item ou se movimentar. Como você deve imaginar, não há segredos para atacar: você clica no personagem e no alvo. Pronto.

O que complica um pouco esse sistema é que a inteligência artificial segue rotas estranhas e às vezes trava atacando um adversário que estava por perto. Como tudo acontece em tempo real, ás vezes é complicado conseguir vistoriar o que está acontecendo com todos os seus personagens ao mesmo tempo, o que pode causar algumas dores de cabeça em batalhas mais complicadas.
A estratégia nos combates é focada no tipo de habilidade que cada personagem possui. Zola, por exemplo, tem pouco HP e defesa, porém é a mais ágil do grupo para se movimentar, o que faz dela uma ótima opção para abrir os diversos tesouros espalhados no mapa.





O sistema de batalha é divertido e funciona de maneira eficiente em boa parte do tempo, mas é comum a falta de alguns recursos atrapalharem. Por exemplo, para selecionar um de seus lutadores é preciso procurar por ele em todo o cenário ou clicar um atalho que alterna entre cada um deles, por vez.
Nenhuma das duas soluções se mostra muito prática quando você quer fazer uma ação emergencial, caso muito comum, já que estamos falando de um RPG Tático em tempo real.

Um dos acertos da equipe de produção foi adicionar um atalho para selecionar todos os personagens ao mesmo tempo ou parar o tempo e desenhar um circulo envolta dos que você quer selecionar.
Após fazer o desenho, o tempo volta ao normal e você pode designar uma ação para o grupo escolhido.

Vale destacar que Plus conta com quase uma hora de cenas em CG. Além de estarem com uma ótima compactação e qualidade, essas cenas tornam o game mais rico em detalhes e com um aspecto muito melhor.

Blue Dragon é um bom jogo. A escolha do DS foi uma bela opção da equipe e contribuiu para popularizar mais o Shu e sua turma.
Quem já jogou Heroes of Mana ou Final Fantasy XII: Revenant Wings, não terá problemas para se adaptar ao estilo do Plus.



Nota: 85
avatar 
Rockman

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Daniel em 29/07/14, 05:54 pm

Excelente review, Rockman  bow
Como sempre, muito estilosa  

Ainda não assisti esse anime, e nem joguei nenhum game, mas o fato dele ser um jogo aos moldes do FFXII - Revenant Wings, já me deixa bem a vontade para inicia-lo algum dia.

Parabéns Idea
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Whitewolf em 29/07/14, 06:20 pm

Parabéns pela review Rockman, caramba, ter de jogar o jogo no console primeiro pra entender é sacanagem, diminui bastante o will of play  Tongue
avatar 
Whitewolf

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por MrLinx em 29/07/14, 06:41 pm

Parabéns pela análise bem detalhado Rockman!

Assim como o Wolf, acho meio chato essa questão de ter que jogar um jogo anterior em outro console pra entender a estória, mais com certeza irei conferir numa oportunidade futura.
avatar 
MrLinx

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Hitsugaya em 29/07/14, 09:21 pm

É isso aí mano.
Também curto o anime. Show!
avatar 
Hitsugaya

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Delita em 30/07/14, 12:34 am

Mancada mesmo terem feito uma continuação de um jogo de XBOX para um portátil da Nintendo.

São públicos bem distintos os dois.

As vendas ali dizem tudo.
Não é a toa que foi nos EUA que vendeu mais o jogo. O XBOX foi muito mais popular lá do que no Japão onde o Wii e o PS3 tomaram conta.
avatar 
Delita

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Rockman em 30/07/14, 10:27 am

Valeuses caras  Cool 

Eu so nao fiquei perdido por conhecer o anime.
Fora isso, podem jogar bastante que vão gostar.
avatar 
Rockman

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por gizellechan em 30/07/14, 04:25 pm

Parabéns pela review, Rock!


E o pessoal tem razão mesmo. Realmente não há lógica em terem feito uma continuação para uma plataforma tão distinta da do jogo antecessor, e ainda com esse esquema de dependência aí para entender a história  :facepalm:
avatar 
gizellechan

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Hazuki em 30/07/14, 05:36 pm

Muito boa análise Rockman!

Sobre o jogo em si cheguei a jogá-lo um pouco, mas não o terminei. Pretendo algum dia, mas queria conhecer o original primeiro. Ainda pretendo pegar um Xbox 360 só por causa do BD original e de Lost Odyssey, além de Tales of Vesperia, 3 RPGs que não conheci originalmente. Aproveito outras exclusividades, é claro!  Tongue 

Gosto muito do estilo RTS no portátil e fiz de tudo em Revenant Wings e algo que BD poderia ter emulado é o fato de que o chefe final fica no mesmo nível que seu personagem. Cheguei todo empolgado próximo do 100 e tive que de fato chegar neste último nv. pra poder vencê-lo; foi uma luta inesquecível e perdi muitas vezes.

Essa história de pular de plataforma não é exclusiva de BD, bem sabemos, Kingdom Hearts é outro exemplo. Quem esperava que do PS2 o jogo fosse pro GBA?  Neutral Abençoado seja o emulador na época que me permitiu conhecê-lo.
avatar 
Hazuki

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Daniel em 30/07/14, 06:16 pm

Bah, Hazuki agora tocou no assunto do último chefe do Revenant Wings, hehe.
Que doideira aquilo lá.

Também tive muitas dificuldades naquela dungeon extra perto do final, pois havia um dos anadares dela que você enfrentava uma horda de chocobos que atacavam com status confuse. Bem chatinha também.


Essa do GBA ter recebido o KH foi bem estranho na época também. E dizem ser um dos melhores da série  Smile 
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blue Dragon Plus

Mensagem por Conteúdo patrocinado

 
Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum