Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

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Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Rockman em 05/04/14, 04:44 pm



A história gira em torno dos irmãos Yuri e Chelinka. Após uma triste perda na família, Yuri treinou por muitos anos para ficar mais forte e poder proteger sua irmã, sozinho. Um dia, Chelinka e Yuri decidem que é hora de salvar seus amigos que desapareceram há muito tempo, e assim a aventura começa.

Crystal Chronicles, é uma série que gira em torno do poder do Great Crystal que dá a vida e sustenta todos os seres, protegendo-os de monstros e criaturas malignas. Neste caso, o jogo busca elementos de Final Fantasys clássicos que fica meio óbvio depois de algumas horas de jogo, mas faz isto de uma maneira bem interessante e funciona de certa forma bem.



São quatro personagens jogáveis, um de cada raça, e Chelinka que apenas acompanha o grupo como não-jogável. Mas tirando os gêmeos, os outros personagens não tem muito desenvolvimento, exceto pelo rei de Rebena Te Ra e uma fantasma misteriosa. Também há um segmento focando uma grande tragédia no passado, que revela coisas muito importantes (como era de se esperar). A parte da estória em si é curta, mas bem-desenvolvida. Yuri é um protagonista forte e decidido, corajoso sem ser forçado. Quando criança, a inocência dele é engraçada e convincente; quando mais velho a determinação e a devoção dele para com sua irmã e os amigos é bem forte.

RPG de ação, como o seu antecessor, mas com várias mudanças significativas. No começo o jogador só tem o Yuri, mas com o passar do jogo vai adquirindo um personagem de cada raça e pode troca-los na hora que quiser selecionando o ícone dele na tela de baixo. Cada raça tem uma característica diferente e habilidades próprias, e foram modificados desde o jogo anterior.
- Clavats: seriam os "humanos", na versão do gamecube eram a classe equilibrada, mas agora foram transformados na classe de ataque físico mas com pouca aptidão mágica. Eles usam macetes e espadas
- Yukes: criaturas estranhas que usam uma espécie de armadura, são os magos do jogo. Feitos de papel, mas a magia deles não tem igual e são especializados em staffs que soltam uma espécie de bolas de energia de médio alcance
- Selkies: é uma raça similar aos clavats, só que eles são muito mais ágeis. Eles tem ótimos status de ataque e SP (MP), HP e magia decentes mas são fracos na defesa. Neste jogo, foram transformados em arqueiros e tem a habilidade única de dar pulo duplo
- Lilties: antes eles eram os mini-tanques, agora viraram alquimistas. Eles podem criar magicites nos potes e usa-los para ataques especiais. Como armas, eles usam martelos, maças e colheres.

Para utilizar magias, é preciso encontrar magicites que se consegue derrotando os inimigos ou quando um lilty faz usando o caldeirão deles. Mas ao contrário de Final Fantasy VI, magicites são usados ao realizar a magia e é preciso coletar mais, em compensação o jogador mantém ele ao mudar de dungeon. E mais uma vez, quando mais de um personagem mira a magia no mesmo lugar pode combinar a magia para fazer uma mais poderosa. Por exemplo: dois usando Fire juntos, realizam um Fira enquanto Fire e Blizzard juntos fazem um Gravity. O mesmo vale para magias de cura.
Fora isto, o sistema de luta do jogo é bem tradicional, qualquer um que já tenha jogado um RPG de ação não vai ter problemas em se acostumar com os combates.
Um elemento importante do jogo são os quebra-cabeças. No começo são fáceis, como subir em cima de um botão para cair uma pedra e quebrar a parede, mas depois vão ficando gradativamente mais complicados exigindo o uso das habilidades especificas de cada raça. Existe um que exige uma precisão absurda em Sinner's Island, e as dungeons seguintes passam a ser extremamente complexas com desafios que afetam pontos diferentes do andar e não apenas lugares próximos. A última área é especialmente difícil, com inúmeros andares que precisam serem explorados pensando em um todo.



Embora o jogo só tenha uma cidade, as áreas tem variedade (embora bem comuns) e uma quantidade de detalhes boas. Há vários inimigos diferentes e os chefes são bonitos. Mas o que impressiona são os equipamentos: qualquer coisa que coloque no personagem irá modificar a aparência dele e equipamentos como armadura e elmos irão mudar de acordo com a raça e o sexo. Isto inclui certos equipamentos especiais e os de brincadeira, como fantasia de sapo.

A trilha segue o estilo com instrumentos antigos e muita inspiração celta. Há uma grande variedade de músicas e sons, executadas de maneira que encaixa no jogo e aproveitando bem os recursos do DS. Há inúmeros seguimentos com voz feitos de maneira bem competente. Não há muito o que reclamar ou elogiar nesta parte.



Concluindo: O sistema de batalha é uma boa evolução do jogo original, embora as magicites sejam mal feitos e vários quebra-cabeças no final do jogo sejam bem problemáticos. É um jogo curto, excelente para quem quer algo mais casual, sem se preocupar muito com RPGs mais profundos.

Nota: 89/100


Última edição por Rockman em 05/04/14, 04:48 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Rockman em 05/04/14, 04:46 pm

Pessoal que for jogar, não esqueça de estar bem paciente, pois os puzzles são bem chatos  Laughing 
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Daniel em 06/04/14, 09:44 am

Ótima análise, Rock   

Só joguei esse na série, e devo confessar que não gostei muito.
Mas como você falou, é um RPG de pouca duração, e quem gosta de RPG Actions, deverá apreciar o jogo.
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Daniel

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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Whitewolf em 06/04/14, 09:51 am

Se não me engano há 2 nesse estilo pra DS, não sei qual dos 2 joguei mas lembro que um que comecei logo de cara o seu char tinha um ataque no qual ele jogava o inimigo pra cima e virava uma bicicleta!!!  Shocked  Depois de ver isso nunca mais abri o jogo.   

E ótima análise!  Wink
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por gizellechan em 06/04/14, 11:13 am

Rock tá com todo gás nas análises!  Wink
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Rockman em 06/04/14, 01:35 pm

Muito obrigado pessoal ^_^

Tenho muitas outras aqui guardadas, mas quero melhorar elas antes de postar  Smile 
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Daniel em 06/04/14, 09:08 pm

Rock é o nosso Machado de Assis dos RPGs  Laughing  

Estaremos aguardando as próximas, Rock   

Muito bom.
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Daniel

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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

Mensagem por Rockman em 06/04/14, 11:24 pm

Daniel escreveu:Rock é o nosso Machado de Assis dos RPGs  Laughing  

Estaremos aguardando as próximas, Rock   

Muito bom.

Huashuas, estou mais para Fernando Fully dos RPGs  Laughing 
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Re: Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates

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