Ubuntu 12.04 LTS - Novo lançamento

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ubuntu 12.04 LTS - Novo lançamento

Mensagem por Daniel em 26/04/12, 08:11 pm

Depois das versões de teste de sempre, finalmente o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecermos as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse. O menu padrão ainda está lá, mas se você quiser testar o HUD é só apertar a tecla ALT e digitar o que quiser executar.

A versão tem como sobrenome não só o do curioso animal, o Pangolim, mas também sua condição que destaca-se das versões anteriores, o LTS. A sigla significa Long Term Support ou seja, significa que a distribuição terá um longo suporte, de 5 anos para ser mais preciso.

Com a atualização do Ubuntu, outras distros começam a atualizar seus SOs baseados na Canonical.

São os casos do Kubuntu e do Edubuntu que também chegam a versão 12.04:

Edubuntu

Construído sobre o Ubuntu, é um sistema operacional completo que inclui uma suíte de escritório, navegador, muitos aplicativos educacionais e muito mais. Edubuntu é projetado para permitir que um professor ou administrador de rede seja capaz de configurar uma sala de aula completa com rapidez e facilidade. Edubuntu é comprometido com os princípios do software livre e de código aberto o que significa que é gratuito e será sempre assim. Isso significa que o Edubuntu pode oferecer softwares de alta qualidade sem nenhum custo, permitindo a todos modifica-lo para atender às necessidades exatas de seu ambiente particular.

Kubuntu

Kubuntu e Ubuntu são projetos cuja única diferença entre eles é o fato do GNOME ser a interface gráfica no Ubuntu enquanto que no Kubuntu o KDE é a interface gráfica padrão. A proposta do Kubuntu é a mesma do Ubuntu: "Oferecer um sistema operacional livre onde qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser totalmente livre e gratuita, isenta de qualquer taxa."

Sites:

http://www.ubuntu.com/
http://www.edubuntu.org/
http://www.kubuntu.org/
Daniel

Re: Ubuntu 12.04 LTS - Novo lançamento

Mensagem por Daniel em 27/04/12, 07:17 pm

Lubuntu 12.04

Lubuntu é um projeto derivado do Ubuntu, uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux. Seu diferencial está em seu desenvolvimento, que foca netbooks, dispositivos móveis e os micros mais antigos, com menos de 256 MB de RAM. A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE.

Xubuntu 12.04

O objetivo do projeto Xubuntu é desenvolver um desktop Ubuntu utilizando-se o gerenciador de janelas XFCE, que por ser mais leve que o GNOME e o KDE, pode rodar facilmente em computadores com pouca memória RAM e capacidade de processamento, viabilizando aos usuários dessas máquinas usufruir as facilidades do Ubuntu.

Sites:
http://www.xubuntu.org/
http://lubuntu.net/
Daniel

Mensagem por Pedrohk em 02/05/12, 08:36 am

Ubuntu é vida. Uma pena que pararam de enviar os CDs por correio. :/
Pedrohk

Mensagem por Daniel em 02/05/12, 08:06 pm

Eu lembro dessa época.
Popularizou bastante o SO.
Daniel

Mensagem por Whitewolf em 02/05/12, 09:02 pm

Baixei o Kubuntu hj mas desanimei de usá-lo ainda mais que bixo meu pendrive e quase tive que jogá-lo fora! O negócio eh Microsoft memo e manga! Tongue
Whitewolf

Mensagem por Daniel em 03/05/12, 07:13 pm

Marco escreveu:Baixei o Kubuntu hj mas desanimei de usá-lo ainda mais que bixo meu pendrive e quase tive que jogá-lo fora! O negócio eh Microsoft memo e manga! Tongue

Tenho a impressão que você escolheu o Kubuntu somente pelo wallpaper mostrado acima da morena no desktop Laughing

Acho muito difícil para não dizer impossível, alguma ISO de alguma distro "bixar" um pendrive.
O que pode acontecer é você formatar as partições em sistemas do linux (.ext3 / .ext4) e o windows não reconhecer ou a ISO que baixou poderia estar corrompida por falha do download. No último caso basta conferir a chave MD5 para ver se bate com o reportado nos sites da Distro.
Para formatar um pendrive no windows independente das partições, basta usar o low level format:
http://hddguru.com/software/HDD-LLF-Low-Level-Format-Tool/

Mas, pelo seu perfil e conhecimento, o melhor mesmo é ficar longe de distribuições que não sejam comerciais.
Daniel

Mensagem por Whitewolf em 03/05/12, 07:28 pm

Hmmm! Daniel, acho q vc num entendeu mto bem, tbm eu falei td pros coco.... e a garota do wallpaper eh realmente interessante....

Deixa eu explicar melhor o que aconteceu:

Instalei o Kubuntu num pendrive 2.0 de 8GB, ai quando fui carregar o sistema deu erro e a tela ficou preta. Provavelmente o pendrive eh muito lento e 8GB não são suficientes, acontece que, depois quando voltei pro windows fui formatar o Pendrive para limpar a instalação do Kubuntu, o Windows nem queria o reconhecer, mexi no gerenciador de dispositivo e descobri que o linux tinha criado duas partições no pendrive, usei um programinha estranho chamado HP USB Disk Storage Format e reformatei o pendrive. Realmente não tenho conhecimento bom em outros OSs Mas ja mexi em algumas pérolas e sei o básico. Não tenho intenção de saber mexer em tudo nem em todos, apenas mexo no que me oferece o que me interessa ou só pra saber do que se trata. Cool
Whitewolf

Mensagem por Daniel em 03/05/12, 07:49 pm

O que não é demérito nenhum, Marco
Afinal, o Windows é um SO totalmente estável e é o mais utilizado no mundo.
E Linux é bem complicado, mesmo. Você tem que separar um bom tempo para conhecer ele para evitar problemas.

Não estava falando nada contra você anteriormente Wink

Muito provavelmente tenha sido aquela questão das partições em ext3.

Já para desktops, costumo usar este site como referência para os wallpapers: Laughing

http://redheadexperience.tumblr.com/
Daniel

Mensagem por Whitewolf em 03/05/12, 07:56 pm

Que isso Daniel, sem problemas.
Aki meu PC eh mais um console do que um PC pra falar verdade... Suspect
E eh por isso que não me preocupo muito em usar outros OSs, antes até usava o XP pq ele era melhor pra jogos e rodava jogos antigos com mais compatibilidade que o 7. Mas o XP começou a dar muitos erros de sistema ai eu desanimei dele, tambem mudei meu PC ai nao precisava mais usa-lo.

Agora tenho vontade de um dia usar um MAC, tanto PQ tem alguns jogos exclusivos para ele, apesar de serem poucos. No mais eh só para conhecer o principal concorrente do Windows mesmo.
Whitewolf

Mensagem por Daniel em 03/05/12, 08:13 pm

Nunca utilizei nenhum SO do MAC.

Uma hora baixo alguma ISO dele e virtualizo no Windows só para ver como é. Razz
Daniel

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: