Valve lançará jogos da Steam para sistemas Linux

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Valve lançará jogos da Steam para sistemas Linux

Mensagem por Daniel em 25/04/12, 06:34 pm


Depois de anos de especulação e críticas sobre a possibilidade de rodar jogos da plataforma Steam no Linux, parece que a luz no fim do túnel está mais próxima. Michael Larabel, criador do site especializado Phoronix, foi convidado para ajudar no desenvolvimento de uma versão nativa do Steam para Linux, inclusive com indicações de desenvolvedores OpenGL. O motivo parece bem claro. Desde 2010 o Phoronix anuncia que a Valve lançaria o Steam para Linux. Ele chegou inclusive a ser desmentido publicamente, pela própria Valve.

A expectativa é que jogos como Left 4 Dead 2, Counter Strike, Team Fortress 2, Call of Duty Modern Warfare 3, The Elder Scrolls V: Skyrim e outros possam rodar nativamente na plataforma. Por enquanto apenas o L4D2 foi confirmado, graças a sua base de código estável, segundo Larabel.


Para quem duvida da importância desta plataforma para o crescimento da base de usuários de Linux, vale mencionar o número de jogadores que atualmente usam Windows para jogar os títulos disponíveis gira em torno de 4.584.961 jogadores. Mesmo sabendo que os jogos são proprietários, passíveis de licença e de transação financeira, é um mundo que não pode ser ignorado.

Info abril
--

O que mais dizer além de: It's Revolution, Baby!

Uma das coisas que essa matéria da abril não abordou, é que com essa jogada, finalmente ATI e Nvidia vão ser forçados a pararem de fazer cú doce, e começarem a trabalhar diretamente com as distros para o melhoramento de seus drivers nas plataformas linux, como fazem a mais de década com MACs e Windows.

Simbora pra jogatina, Tux!

avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Valve lançará jogos da Steam para sistemas Linux

Mensagem por Pedrohk em 26/04/12, 10:35 am

Mesmo assim ainda acho que os plugins de vídeo do Linux vão dar uns bugzinhos até se adaptarem aos games. Porque Windows é MacOS é next - next - install. Já no Linux vai ter muita gente fazendo sudo apt-get aí pra conseguir rodar. HUAHUSHAUSHUAHSHUAS
avatar 
Pedrohk

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Valve lançará jogos da Steam para sistemas Linux

Mensagem por Daniel em 26/04/12, 07:42 pm

Sem dúvida, Pedro.
Mas, vamos ver o lado bom: Pra quem for jogar e tiver problemas, vai ir correr atrás das soluções, e neste percorrer de melhorias e correções que estarão em conjunto o usuário, as distros, a Valve e as fabricantes de placas de video, só vai fortalecer ainda mais o linux com o conhecimento mais popular.

Por falar nestas questões, aqui vai alguns links de nossos irmãos portugueses do site do pplware, intitulado "Comandos Linux para Totós", que atualmente está na 27ª publicação:

http://pplware.sapo.pt/linux/vamos-aprender-alguns-comandos-do-terminal-linux/
avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Valve lançará jogos da Steam para sistemas Linux

Mensagem por Daniel em 27/04/12, 07:00 pm

Steam para Linux pode chegar a qualquer momento

Depois de anos de especulações finalmente sai uma notícia em definitivo: Steam está sendo portado para Linux. A confirmação veio de Micheal Larabel, do prestigiado site Phoronix.

Larabel foi convidado por Gabe Newnell, co-fundador da Valve e atual diretor de projetos da empresa, para ajudar a encontrar desenvolvedores com experiência em OpenGL no ambiente Linux. O objetivo é contratar profissionais qualificados para lançar dentro de pouco tempo um client. Porém não se trata somente do client Steam. Valve está portanto também o motor Source, base de jogos como Left 4 Dead e Portal. A ideia é criar ferramentas para o desenvolvimento de jogos no sistema do pinguim, para ter uma estrutura suficientemente boa que um ecossistema forme-se dentro do Steam Linux. Desse port inclusive já saiu o jogo Left 4 Dead 2, que em breve estará rodando no Linux de todos.

Newnell está trabalhando diretamente com o projeto para Linux e está empolgado, principalmente após seu contato com o Windows 8, no qual resultou em muitas críticas e um julgamento de “ruim para games”. Gabe afirma que a experiência com o novo sistema da Microsoft é mais voltada para tablets do que um computador doméstico tradicional, onde os jogos de computador realmente são rodados e onde estão o público alvo dos games.



Quem ganha com essa impressão negativa de Gabe sobre o Windows 8 — mesmo que seja algo muito precipitado — e a iniciativa do Steam para Linux são os gamers. A tentativa da Valve em desbravar um ambiente nada tradicional para jogos de computador pode dar o início a uma verdadeira sacudida no mercado caso seja bem sucedida a empreitada. Os resultados de um sucesso pode finalmente trazer independência quanto à plataforma e causar reflexos até no Mac OS X, que como o Linux usa OpenGL no desenvolvimento de jogos. Sabe-se que a atual estrutura da industria de jogos para computador pouco contribui para o lançamento multiplataforma por tornar cara e complexa a conversão de games de DirectX para OpenGL. Caso tenha uma boa recepção pode fazer, aos poucos, criar uma tendência de desenvolvimento baseado em OpenGL, dando mais possibilidades multiplataforma de maneira mais acessível para softhouses de todos os portes.

avatar 
Daniel

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum