Final Fantasy XIII

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Final Fantasy XIII

Mensagem por Daniel em 29/03/13, 08:22 pm

@Akiha escreveu:imagine que você vai jogar Star Ocean ou Tales of, e coloca a opção "auto battle" para que todos os seus personagens lutem sozinhos, é a mesma coisa, a maioria das pessoas que jogaram FFXIII não devem ter achado a opção para iniciar o cursor em "abilities".

usando o auto battle quando vc quer curar alguem muda para o paradigm de cura, e aperta "X", então todo mundo se cura fácil assim, sem ele, você tem que abrir o menu selecionar as mágicas que vai usar em quem vai usar, antes da ATB dos inimigos encher como sempre

Entendi agora com a comparação com as outras séries, embora, acho que se fosse para fazer algo assim, que mantivessem então os gambits do FFXII, pois fica parecendo, que fizeram um jogo para o cara assistir e não para jogar No
Tal opção nem deveria estar no jogo.

Assim, o conceito de "RPG" vai pro esgoto, pois você não está assumindo o papel de nenhum personagem.

Muito mais para um Visual Novel do que um RPG.
Daniel

Mensagem por Krod em 29/03/13, 08:39 pm

@Akiha escreveu:Só que eles não ficam o tempo todo fugindo,
Spoiler:
cada personagem tem um objetivo diferente no inicio do FFXIII, eles brigam e por isso se separam, só 2 deles realmente não tem destino no inicio, não há resolução de problemas de ninguém na hora dos Eidolons, eles aparecem para eliminar os La'Cie quando eles começam a querer desistir de sua missão ou perder o animo para continuar com ela, tanto que o do Snow surge no começo, e ele não mudou nada, continuou com os mesmos problemas, um caso similar é o da Lightning. Para falar a verdade os problemas pessoais dos personagens são bem pouco citados no FFXIII, fora o Snow e a Serah, e obviamente a Lightning ficamos sabendo muito pouco sobre os personagens pelo jogo, e também a Lightning não queria salvar Cocoon. o vilão do jogo da uma carona aos personagens porque ele precisava que os personagens matassem ele e eden para que assim vários humanos morressem com o desastre em Cocoon, e isso invocasse Etros, que tinha abandonado aquele plano, o que ele consegue no fim das contas
Smile

Hm.

Spoiler:
Vão atrás dos objetivos pessoais sim - fugindo e reclamando até chegar lá. Mudar a cabeça dos personagens sobre desistir da missão através de uma batalha de ou vence ou morre é um DEM do mesmo jeito. No caso do Sazh, foi ele que teve a parte que mais deu na cara (pra mim).

Ainda há o grande defeito desse negócio de Eidolon - os personagens reclamam e fogem pra então terem um criatura que ao derrotada os recompensa com poderes enormes, sendo que eles não tiveram que ir nem ao menos sair em busca deste poder. Só os derrotar em um momento de depressão.

O vilão seja qual for a explicação dele, deu uma carona manjadíssima após uma jornada por pulse - que é outro ponto que achei ter sido uma falha enorme. A fuga em cocoon faz um build-up imenso sobre como OHHH, pulse, pulse, pulse, que perigo!! temos que nos proteger de pulse... pra então você chegar lá e acontecer o quê nas próximas horas? Nada.

Ah, é mesmo, é que pulse já foi derrotada por cocoon. E também porque o vilão superbacana achou que seria legal dar uma carona pra nas próximas 5 horas eles evoluirem o crystarium enquanto não rola quase nada de plot.

E no final do jogo todos ainda falham em cumprir o focus e viram cieth, mas graças ao poder do coração, mamorus e kimochis eles voltam ao normal e vencem! Porque insistiram! E porque nosso focus é proteger cocoon!

Daí por vergonha de falta de explicação, bem no começo do XIII-2 já meteram a Lightining falando "ah sim, fomos salvos pela etro no último momento, blz"

Ok.
Krod

Mensagem por Gigas em 29/03/13, 09:06 pm

Não tenho problema com o desafio dos Eidolons, tanta série usa esse mecanismo de plot, geralmente sai coisa bem legal, eu aprovo

Inclusive as transformações, transformações sempre rox, se o jogo encerrasse num QTE envolvendo um Gattai dos bichos ia ser o melhor Final Fantasy do universo Laughing
Gigas

Mensagem por Hazuki em 30/03/13, 12:28 am

DanZ:

Como fã de Final Fantasy não deixaria de jogar o XIII, e tampouco pretendo deixar de conhecer XIII-2 ou Lightning Returns, estes últimos que realmente me apego na esperança de maior divertimento. FFXIII é bom, mas na minha lista não está entre os melhores.

Conforme a Akiha disse o sistema de batalha é muito bom quando usado principalmente no manual, porém dá pra tirar proveito do Auto-Battle em lutas mais simples tranquilamente também. Nas mais complicadas porém, ou aquelas que necessitam uma estratégia mais completa, de fato há de se tomar as rédeas. Sempre preferi jogar escolhendo as Abilities, mas meu default fora o Auto-battle. Embora a verdade é que uma opção fica colada com a outra, então nem é tão preocupante, ainda mais quando você escolhe por exemplo usar "Fire" 6x e deseja continuar assim: basta mover o cursor sobre Abilities e pressionar direita no direcional que a mesma sequência permanece sem você ter de selecionar tudo de novo repetidamente por 6 vezes.

Lembro que existem inimigos que são imunes a certos tipos de ataques, então o Auto-battle nem sempre me salvou.

Marcos:

Ficava com raiva pois em alguns confrontos poderia ter ganho sem precisar reiniciar, mas a questão é que é tudo bem direto e não chega a denigrir pesadamente. Quando você perde há uma opção de retry e você fica a poucos passos do inimigo com todo seu HP recuperado, basta chegar perto e começar tudo de novo. Aliás sempre que você termina uma batalha seu time restaura o HP todo, usei muito pouco os itens como Phoenix Down ou mesmo Potion, que torna-se uma piada quando liberamos as magias mais poderosas de cura.

Se é for fã jogue quando tiver a oportunidade.

Giga:

Quanto ao que você colocou entre spoilers foi o motivo deu dizer que tudo terminou abruptamente. Estava pronto para ver o senhor final, mas foi algo tão "é isso?" que me decepcionei mesmo. E sobre as decisões que acha boring dá a entender, pelo que falaram numa apresentação, que realmente quiseram deixar tudo dinâmico para que a história nos movesse; o tal "story driven" que caracterizaram FFXIII. É só confirmar por elementos como o auto-recover do HP a cada duelo, o retry quando se perde, ou as demasiadas cutscenes que temos de ver sem muitas outras opções.

Akiha:

Espero encontrar estas respostas na continuação mesmo, pois pelo trailer de XIII-2 fica uma pergunta: em qual direção afinal eles estão seguindo? Me parece tão desligado, isso sem contar principalmente o Lightning Returns, de algo que tenha ocorrido no primeiro.

E quanto as DLCs, influenciam tanto assim? Seus conteúdos são então aplicados no decorrer da trama principal, é isso?

Sobre discordar, é normal. As visões são muito particulares mesmo, e eventualmente, conforme o Krod já dissera uma vez, você pode ir de encontro com coisas que tem a mesma opinião, ou não.

Sei, Giga e Akiha, que Kimi Ga Iru Kara é boa faixa, mas sou fã da Leona Lewis! Acho que rola uma estranheza pelo fato de ser algo novo a ser feito pela Square Enix, o de contratar uma cantora ocidental para cantar o tema final dum FF tradicional. Se fosse a versão original japonesa não teria problema também, pois a curto. Tongue

Agradeço pelo comentário e a congratulação! Smile

Krod:

Valeu desde já pela positividade quanto ao texto, já escrevo há um tempo mas sempre busco melhorar, como toda pessoa que se dedica a fazer algo que gosta. Wink

Spoiler:
Quanto ao jogo tirar o controle da sua mão é mais um caso do tido lado "story driven" de FFXIII, porém sinceramente não achei demérito pois sabia que ia acabar uma hora. Talvez se fosse como Dragon Quest IV, que tem uma história desenvolvida a cada protagonista até a união de todos desde que você começa a controlá-los, fosse mais agradável.

A cena que você citou achei mais bizarra do que qualquer coisa. Em referência ao "vovô malvado", haha, rola uma certa sensação de ambiguidade no ser antagonista por parte dele, ainda que no final das contas, conforme a Akiha destacou, tudo se encaixe — mas a sensação não sumiu.

Os Eidolons no jogo também arcam com o papel de motivar mesmo os L'Cie a completarem sua missão, não desistirem. Tem uma explicação bacana dentro do jogo que sinceramente não recordo, foi quando o grupo chegou em Gran Pulse e o Hope ganhou o Alexander, mas que deixa claro a aparição dele quando se pensa que tudo está perdido. Contudo, sobre o que a Akiha colocou sobre mudanças que não ocasionaram-se dada a aparição destes, a Lightning, antes da aparição de Odin, estava pouco se lixando pro Hope, e dali parece que começou a refletir e ficar mais amigável com o garoto.

http://www.youtube.com/watch?v=hDJyRN92-wo

E novamente voltando ao Krod digo que senti também a história dar uma desandada pra lá de morna com a chegada em Pulse. O jogo poderia ter sido finalizado, ao meu ver, sequer saindo de Cocoon. Aquele Fal'Cie da torre não teve relevância e depois com a chegada em Oerba temos uma cidade praticamente fantasma se não fossem os Cie'th. Ai no fim quem aparece? Barthandelus, que nos manda de volta a Cocoon. A não ser que tenha perdido algo, me corrijam por favor, também entendo que a passagem por ali foi mais um filler que algo indispensável.

Desculpem as respostas enormes!
Hazuki

Mensagem por djcoston em 30/03/13, 05:33 am

MEU CACETA, VOCÊS SE EMPOLGARAM EM! Shocked natal Shocked

Nunca esperei nada da história desse, todos sabem que o jogo só é "gráficos bonitos". Apesar que eu me diverti bastante com os extras, e diversão e entretenimento é o que eu mais prezo em um game. (não me levem a mal! XD)
Sobre a automatização, tentem derrotar os chefes secretos e os adamantortoises usando somente o Auto-Battle pra vcs verem o que acontece!

O Krod ainda duvidava do potencial do Hazuki??? O cara administra um site todo sozinho trazendo uma porrada de informações e escritas, e ainda duvidava do pobre garoto? O Cara é um Gênio meu! wizard

...Final Fantasy XIII sempre rende assunto! natal
djcoston

Mensagem por Hazuki em 30/03/13, 11:13 am

Também considero bastante a diversão Eric! O jogo pode ter um gráfico simples, uma jogabilidade não tão boa, mas se é extremamente divertido tá ótimo.

E obrigado pelo voto de confiança quanto meus textos e o Critical Hit, fico feliz como sempre. Mas somos ambos incansáveis divulgadores de informações!
Hazuki

Mensagem por Krod em 30/03/13, 02:43 pm

Ué, eu não duvidava de nada.

Spoiler:
No final, minha outra opinião sobre o roteiro é que ele tem uma pegada hollywoodiana que não funcionou em um RPG. A impressão que tive, é que caparam a profundidade do roteiro para que ele se parecesse com um filme... se sintetizada, a história desse FF poderia ser contada tranquilamente em um filme de umas 3 horas.

Com isso, a impressão que tive é que eles inventaram um história curta e então esticaram ela sobre um jogo de mais de 20 horas, e em RPG isso não rola, MESMO. Podem até comparar esse jogo com o X, mas a jornada do antecessor consegue explorar muito mais o mundo, mesmo que seja em uma linha reta. O X pelo menos tinha um roteiro que condizia com seu tamanho.

E realmente, o final da viagem em Oerba é uma decepção imensa. Eu esperava que no fim do caminho pelo menos rolasse uma revelação lá, mas ao invés disso... o jogo fala pela primeira e única vez mais detalhes sobre a Etro e sobre o passado da Baunilha e a Fang... em uma pedra que eles dão uma lida no fim do caminho e pronto, antes do vôvô malvado chamar um taxi de volta pra casa. Não rola nem um flashback!

O meu problema com os eidolons é que se comparado com heróis de outros jogos ou mitologias, eles são um poder/recompensa que praticamente cai na mão dos personagens. Pega qualquer outra história, e normalmente, pelo menos os heróis partiriam em busca destes poderes e fariam algo para os merecer. Mas nesse FF, ao invés disso, só precisam ajoelhar num momento emo pra reclamar da vida após fugir reclamando e pronto, é só derrotaram o Eidolon que ganham um poder foda. A impressão que me deu dos personagens é que não passam de um bando unido pelo acaso que não fez nada em sua fuga para buscar algo que os tornassem capazes de salvar Coccon.
Krod

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: