Momento Discovery Time

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Momento Discovery Time

Mensagem por Sir Greg em 13/09/12, 01:07 pm

A vida é cheia de surpresas. A cada momento que passa, vamos descobrindo algumas coisas e nos surpreendendo com outras. Quando achamos que já vimos de tudo nesta vida, descobrimos que há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia. E com os games tal fato não é muito diferente. Pensando nisso, surgiu a inspiração para o tema do “Momento” deste mês. E eu o chamo de:



Momento “Discovery Time!!”



Neste “Momento” pretendo discutir sobre o tema deste mês e convidar os leitores do presente artigo a refletirem sobre o mesmo, que trata justamente daquele objeto, personagem, modo de jogo ou cena secreta dentro de um game em questão.

Pode se dizer que esperamos tal coisa de metade dos games que jogamos e terminamos. E este “segredo” muitas vezes só é revelado no momento em que terminamos o jogo em questão. Não são poucas as vezes que esta descoberta é conseguida (ou apressada) com o uso de cheats, game shark e afins. Alguns dizem que descobriu tal segredo por mera “sorte” (entende-se: “cagadas” e outros nomes do tipo), mas onde quero focar o discurso é exatamente na revelação em si.





Ora ora ora... O que temos aqui???


Qual jogador nunca sonhou em poder utilizar aquela arma super poderosa que só seu inimigo possui ou somente é liberada cumprindo certas obrigações em determinado game; ou em jogar com aquele personagem que possui habilidades formidáveis e fez o jogador passar por maus bocados no game em questão? Vale lembrar que em boa parte dos games os mesmos costumam ser anti-herois ou vilões e os objetos costumam pertencer a eles. Destaque para itens como a Rocket Launcher (Resident Evil em geral), Laser Blade (Castlevania Curse of Darkness) ou a Stealth Camouflage (Metal Gear Solid); e personagens como Akuma (Super Street Fighter 2 Turbo), Maria Renard (Castlevania Symphony of the Night), Jade (Mortal Kombat 2) ou Shiva (Streets of Rage 3).

Infelizmente, em alguns casos, não é possível controlar tal personagem ou adquirir tal objeto. Em boa parte das vezes, os mesmos costumam aparecer na sequência do jogo mencionado. E em não poucas as vezes, tais elementos APENAS aparecem neste game X.



Dirty Harry e sua Magnum 44. Ahh se eu pego uma dessas...


Para exemplificar, vou usar como exemplo uma crença que eu possuía sobre certo personagem do primeiro game da série Mortal Kombat. Algumas pessoas ainda hoje se perguntam se é possível enfrentar (ou até mesmo escolher) o Reptile, justamente por causa da rápida aparição que ele faz no game. Na época que MK teve seus momentos de glória nos arcades da região, eu achava isso muito pouco provável (sendo que eu já tinha visto a aparição do personagem obscuro na época).



MOOORTAL KOOOMBAT!!



Alguns tempos depois, fui até a venda em que tinha a máquina do MK pra jogar uma partida do mesmo. Durante a minha jogatina, eis que surge um rapaz com mais ou menos a mesma idade minha da época (12 anos) e começa a me falar sobre o “ninja verde”. Alguns instantes depois eu me toquei de que ele falava do Reptile, ainda mais na hora em que eu ia começar uma das lutas eu vejo a seguinte frase na tela do game: “YOU MUST FIND ME TO BEAT ME” e, na sequência, o dito cujo aparece. Em determinado momento da conversa, ele me diz que já viu uma pessoa lutar contra o personagem secreto, o que me fez torcer o nariz. Fui perguntar para o garoto o que era necessário fazer para realizar a descoberta, porém ele disse que não sabia como fazê-lo, fato esse que me levou a concluir que o boato era mentira.




Ai está ele... Aparecendo e sumindo como sempre.

Passado o tempo, resolvi jogar algumas vezes a versão do Mortal Kombat do Snes pra tentar desvendar se o que o rapaz me disse era verdade ou mentira. Não consegui nada. Apenas fortificou a minha crença de que a história era mentirosa.

Após deixar este caso no arquivo morto por alguns anos, ouço novamente a história de que é possível enfrentar Reptile no primeiro MK. Só que desta vez, resolvi ir a fundo ao assunto: após algumas pesquisas no Google e no youtube, o que eu não acreditei por tanto tempo estava bem ali! Vejo um vídeo da luta lendária e o mesmo acaba por encerrar o mistério de alguns anos atrás. E depois de ver a cena, descobri como fazer para que o “Sekret Kombat” aconteça, testei o método e lá estava eu, frente a frente em uma luta contra o ninja verde. O fato de ele usar os golpes do Sub-Zero e do Scorpion talvez tenha sido a minha maior surpresa da luta, desde que vi o vídeo.



Eis ai um vídeo com o "Kombat Sekreto". O nome dele está como "Scorpion", mas isso é um erro de programação. Na versão do Snes o nome dele vai estar como Reptile mesmo.



Pois é pessoal. A vida é cheia de surpresas (e os games também!!). Convido-os neste “Momento” a compartilharem algumas das experiências referentes ao tema do mesmo. Que atire a primeira pedra ou solte o primeiro Hadouken quem nunca teve uma surpresa igual ou semelhante a essa!!

Lembrem-se: Supor é bom, descobrir é melhor. (Mark Twain).
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por Daniel em 15/09/12, 12:26 am

Lembro de jogar Chrono Cross na época do seu lançamento e nas duas primeiras vezes que terminei, não consegui recrutar o Glenn unsure
Porra, logo quando vemos o personagem e o nome, associamos com o "Frog", e foda-se se não é o mesmo, ele tem que estar no grupo Laughing
Só depois com um detonado que vi que tinha que escolher a opção de você não salvar a Kid e deixar ela aos cuidados do médico, para então conseguir recrutá-lo Suspect

Outro grande desafio era conseguir a Illumina e Paladin Shield no Final Fantasy VI
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por Akiha em 26/09/12, 11:08 pm

ora isso me traz lembranças, todo mundo já deve ter passado por experiências assim nos jogos, lembro que na época que comecei a jogar rpgs e quando joguei Lunar eu sempre imaginei que o vilão se juntaria ao grupo no Lunar Eternal Blue, porque afinal nos jogamos com ele em certa parte do jogo, por muito tempo fiquei me perguntando se havia algum segredo para o recrutar só mais tarde vi que era apenas a linearidade da trama mesmo

já sobre boatos o ultimo que descobri foi no Parasite Eve 3rd birthday, diziam que se terminasse o jogo mais de 10 vezes algo assim, a Aya Brea iria usar as roupas da Lightning, obviamente não terminei o jogo 10 vezes, mas este era verdade também
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por rpgmaster em 27/09/12, 08:48 pm

Lembro de alguns mistérios :

-> descobrir como acessar o "casino" em Super Mario RPG
-> executar os "fatalities" sem usar revista em WeaponLord (snes)
-> alguns meteor attacks de Dragon Ball Z 2 e Hyper dimension.
-> em Yu Yu Hakusho Final: Makai Saikyou Retsuden, haviam uns golpes especiais com direito a cena em anime que eram o maior mistério pra serem executados. Eu e uns amigos tentávamos de todas as formas fazer o que a cpu havia feito certa vez. Acontece que não haviam revistas na época que falassem deste raro jogo e muito menos gamefaqs. Só sei que na dita cagada, acabamos descobrindo que tudo dependia de tontear o inimigo e executar o golpe especial em seguida, e para tontear o inimigo com apenas um único golpe, bastava contra-atacar o mesmo durante o seu ataque especial, interrompendo assim e deixando-o atordoado e apto a receber o ataque com animação em anime, hehe.



Mas os maiores mistérios e com maior gratificação eram com certeza fazer com que certos cds riscados de psx rodassem e passassem de cgs que "travavam"
Só para citar o maior dos feitos :

-> Final Fantasy VIII
*travava na cg em que o Squall está no espaço junto da Rinoa
**Lembro que para passar desta parte, lavei o cd com sabão e shampoo da minha irmã
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por Sir Greg em 29/09/12, 04:38 pm

Daniel Z escreveu:Lembro de jogar Chrono Cross na época do seu lançamento e nas duas primeiras vezes que terminei, não consegui recrutar o Glenn unsure
Porra, logo quando vemos o personagem e o nome, associamos com o "Frog", e foda-se se não é o mesmo, ele tem que estar no grupo Laughing
Só depois com um detonado que vi que tinha que escolher a opção de você não salvar a Kid e deixar ela aos cuidados do médico, para então conseguir recrutá-lo Suspect

Outro grande desafio era conseguir a Illumina e Paladin Shield no Final Fantasy VI

Ahh Daniel... Esses jogos de recrutar personagens sempre trazem "Momentos" como esse... Algo semelhante aconteceu comigo quando eu joguei Ogre battle 64. Quando chegou na parte em que eu tinha que decidir entre lutar ou evitar o confronto contra o pai do Magnus, fiz dois saves só pra poder ver como a história se desenrolaria após tal evento. Dependendo de sua escolha, você poderá ter outro personagem em sua turma...

Outro "objeto lendário" digno de ser mencionado é a celestial weapon da Lulu no FFX. Desviar de 300 raios não é coisa que se faça de uma hora para a outra Suspect

Akiha escreveu:ora isso me traz lembranças, todo mundo já deve ter passado por experiências assim nos jogos, lembro que na época que comecei a jogar rpgs e quando joguei Lunar eu sempre imaginei que o vilão se juntaria ao grupo no Lunar Eternal Blue, porque afinal nos jogamos com ele em certa parte do jogo, por muito tempo fiquei me perguntando se havia algum segredo para o recrutar só mais tarde vi que era apenas a linearidade da trama mesmo

já sobre boatos o ultimo que descobri foi no Parasite Eve 3rd birthday, diziam que se terminasse o jogo mais de 10 vezes algo assim, a Aya Brea iria usar as roupas da Lightning, obviamente não terminei o jogo 10 vezes, mas este era verdade também

Bela observação Akiha!! smartass Tive esta mesma impressão quando controlei (por alguns instantes) o General Leo (FF6) e o Sephiroth (FF7). Não são poucas as vezes que estes personagens morrem ou são vilões dentro do game.

Posso dizer o mesmo, em parte, do Fou-Lu (Breath of Fire 4), mas não por completo; simplesmente pelo fato de não ter terminado esse game... Wink

rpgmaster escreveu:Lembro de alguns mistérios :

-> descobrir como acessar o "casino" em Super Mario RPG
-> executar os "fatalities" sem usar revista em WeaponLord (snes)
-> alguns meteor attacks de Dragon Ball Z 2 e Hyper dimension.
-> em Yu Yu Hakusho Final: Makai Saikyou Retsuden, haviam uns golpes especiais com direito a cena em anime que eram o maior mistério pra serem executados. Eu e uns amigos tentávamos de todas as formas fazer o que a cpu havia feito certa vez. Acontece que não haviam revistas na época que falassem deste raro jogo e muito menos gamefaqs. Só sei que na dita cagada, acabamos descobrindo que tudo dependia de tontear o inimigo e executar o golpe especial em seguida, e para tontear o inimigo com apenas um único golpe, bastava contra-atacar o mesmo durante o seu ataque especial, interrompendo assim e deixando-o atordoado e apto a receber o ataque com animação em anime, hehe.


Mas os maiores mistérios e com maior gratificação eram com certeza fazer com que certos cds riscados de psx rodassem e passassem de cgs que "travavam"
Só para citar o maior dos feitos :

-> Final Fantasy VIII
*travava na cg em que o Squall está no espaço junto da Rinoa
**Lembro que para passar desta parte, lavei o cd com sabão e shampoo da minha irmã

Mais fatos lendários por sinal... Tão "lendários" quanto os episódios semelhantes (ou perdidos) do Chaves!!

Um local digno de ser mencionado (e eu tive a chance de controlar o personagem pelo mesmo no cartucho beta do game) é a Hidden Palace Zone do game Sonic 2. Lembro que era impossível terminar a fase sem usar o Debug Mode (e na versão beta apenas algumas fases eram jogáveis). Notem que na versão final do game (a que conhecemos) a fase não existe porém não deletaram o soundtrack dela (música nº 10 do game).

Agora, recuperar Cds riscados é algo simplesmente épico!! Cool Eu já fiz esta experiência porém eu usava pasta de dente, cera automotiva ou amaciante de roupas pra fazer o serviço!! smartass inúmeros eram os malabarismos que eram feitos com os PSX só para destravar a CG congelada, tais como: abrir a tampa e fechar novamente, virar o console de pé ou de cabeça para baixo, colocar um peso em cima do aparelho, entre outras... Laughing

Sem dúvida, tais "Momentos" não podem ser esquecidos!!
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por gizellechan em 29/09/12, 10:48 pm

rpgmaster escreveu:-> Final Fantasy VIII
*travava na cg em que o Squall está no espaço junto da Rinoa
**Lembro que para passar desta parte, lavei o cd com sabão e shampoo da minha irmã

Sir Greg escreveu:Agora, recuperar Cds riscados é algo simplesmente épico!! Cool Eu já fiz esta experiência porém eu usava pasta de dente, cera automotiva ou amaciante de roupas pra fazer o serviço!! smartass

Meo deos kkkkkk

Épico mesmo Laughing
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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por Daniel em 11/11/12, 10:39 pm

Também tive um problema de travamentos no FF8 em CG, mas era no final do disco 1, quando tínhamos o desfile e aparecia o carro com a Edea.
Que merda, velho. O foda era encontrar alguém na época disposto a vender apenas o primeiro CD.

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Re: Momento Discovery Time

Mensagem por Gigas em 11/11/12, 11:10 pm

FF8 tive que trocar duas vezes, uma por causa do terceiro CD que não era lido e outra travava em uma das batalhas finais, não era nem na CG, azarado-mor Laughing
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Re: Momento Discovery Time

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