Trollar por trollar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trollar por trollar

Mensagem por Wiseman em 24/06/12, 03:09 pm

Pessoal,

Vim compartilhar pensamentos e algumas constatações. Já aviso que não há nada de novo no que escrevi aqui. Já foi muito debatido e as constatações são óbvias. Master of obvius e tals. Não espere nenhuma tese mirabolante sobre o comportamento netal e nenhum tipo de Tratado de Psicologia de Seres Netais.

Assim, esclarecido isso, vamos lá...

Como todas as formas de comunicação a net tem suas particularidades. O assunto que desejo discorrer é sobre o troll pelo simples troll, como esporte ou modus operandis no ambiente netal.

Muito já se falou sobre a net. Alguns defendem a idéia de sermos personagens que criamos. Pela vivência, eu concordo com isso. Penso ser o padrão no meio netal. Não é que não hajam exceções tais como pessoas se comportem exatamente como fazem na vida real. A escrita não consegue expressar em sua totalidade, as intenções que seu locutor deseja transmitir. Mal entendidos são mais do que comuns, vide ocorrerem constantemente em trocas de e-mails, ou uso de mensageiros instantâneos seja no trabalho ou um e-groups, ou aquele SMS que trocou com namorada(o) ou cônjuge. Numa conversa pessoal ou por voz, resolve-se isso de maneira rápida.

Deixando digressões de lado, voltemos ao troll pelo troll. O que seria?

Talvez a provocação pelo simples prazer de seu locutor em provocar. Dar aquela zoadinha básica, que é comum a todos termos dentro de nós. Muitas vezes se faz por ludicidade, brincadeira, o que é mais do que saudável.

Considero que o problema seja em fazer disso a rotina. Fazer ocasionalmente é mais do que comum para todos nós. Um dia ruim, um momento da vida estressante, ou na adolescência é compreensível. O fato de dar o troco ao oferecer um belo troll a quem trollou também é. Nada mais justo do que retribuir na mesma moeda. Perdoem-me quem deseja oferecer a outra face, mas tenho a opinião de que não se pode ter sangue de barata e se submeter a desaforos.

No entanto, há seres netais que mal logam na net e já entram no Troll Mode automaticamente. É o default para esses sujeitos. Seriam tais seres assim na vida real?

Pessoas "mal educadas" ou que gostam de ser polêmicas, gostam de impor seus pontos de vistas, ou serem os donos da "verdade" existem e têm isso em sua natureza. Conheço algumas delas na vida real. Contudo, o que desconfio é que a maioria das pessoas na net utilizam desse modus operandi como válvula de escape ou para fazerem atitudes que não tomariam na vida real, de frente para a pessoa que trollou ou deseja trollar.

O anonimato e/ou a distância trazem a segurança. Também trazem, muitas vezes, a sinceridade ou também a vontade de fazer o que em outro ambiente não se poderia a menos que se arque com as consequencias.

Sou da opinião de que seres netais que trollam por trollar, fazendo disso seu hobby favorito, passem a fazer na vida real. Penso que todos devemos arcar com o que fazemos. Tomar a responsabilidade. Portanto, quando vejo que tal pessoa ofendida ajuizou uma ação de reparação contra aquele que a ofendeu em ambiente netal, fico deveras satisfeito. Há quem crtique dizendo que não se pode levar a sério, o denominado serious business, o fato da pessoa ser sensível demais. Mas convenhamos, levar desaforo gratuito ou desproporcionalmente mais gravoso daquele que fez, ninguém gosta.

O troll de pessoas que apelam ao fazerem chacota, ou ofenderem se utilizando de fatos pessoais ou dados pessoais, ou os inventando, também considero atitude bem miserável. O fato de "pensar que perdeu" em uma discussão e agora apela para ofensas pessoais é comum na internet. Sore loser, my dear friend. O sensível aqui é você que não sabe discutir civilizadamente e que se deixou afetar por ter pensado que perdeu uma discussão.

Outra questão que é meio fora de tópico, mas que gostaria de comentar é sobre a reputação do brasileiro na internet. Pelo o que escuto e leio, somos muito mal vistos por estrangeiros. É comum ler, escutar ou ver que o brasileiro é uma desgraça, uma praga na internet.

Assim, faço a indagação: Será que nós, brazukas, somos realmente mais trolladores (ou mal educados, ou mais sem noção) do que o resto da humanidade? Será que "nossa cultura" e "nosso" povo que "gosta de brincar" e procurar "não levar a sério" as causas determinantes?

Não sei e não correrei atrás para fazer pesquisas estatísticas e análises delas para chegar em uma conclusão verdadeiramente científica. Não sou dessa área de formação e não tenho conhecimento e só o fato de pensar o trabalho que me daria, já fico com preguiça.

No mais, deixo uma pergunta aqui em aberto para aqueles que desejarem respondê-la:

O Nerd, ou o Geek (termo que tá na moda) é o perfil padrão na net daquele que pratica o troll pelo troll?

Dissertem...
Wiseman

Re: Trollar por trollar

Mensagem por Akiha em 24/06/12, 08:20 pm

Não sei se deveria responder isso, principalmente em ser a primeira a responder mas tentarei medir o grau das coisas que escreverei,e também não responderei tudo, devido a yawn , domingo a noite + férias

Primeiramente não existem "personagens" na internet, logicamente tem um ser humano por traz do computador tolice tentar justificar seus atos inventando desculpas baratas e inviáveis como essa, o ser humano é um emaranhado de egoísmo e mentiras, em sua maior parte, muitos deles também são baixos e sem classe, e que sempre tentarão criar escapatórias para seus erros, isso quando chegam a mensurável e admirável capacidade de os perceber,encurralados terão desculpas como essa, não se da para ensinar aos outros a "melhorar".

Veja se isso é passível de ser aceito:
Amiga -- Karina enviei um e-mail para o seu noivo declarando todo o meu amor para ele, mas não fique com raiva pois não fui eu! foi uma personagem que toma conta de mim quando acesso a internet.
Karina --

como pode ver este é um pensamento doentio, tudo o que fazem na internet fariam na vida real se tivessem a chance,e com toda certeza se uma pessoa é mal educada na internet ela é uma pessoa medíocre e covarde que fala mal dos outros pelas costas.

Quando a internet passa a se transformar em sua principal fonte de relações sociais tem algo errado, ou quando a internet é aonde você passa suas melhores horas do dia, não estou afirmando nada...,pff...serei clara, porque perder tempo com pessoas que vivem em "troll mode"?, principalmente quando se está na internet?, é muito mais proveitoso trocar palavras com pessoas que acrescentam algo a meus interesses, ficar em ambientes baixos é um circo que não aprecio.

Boa sorte em sua empreitada com Trolls....no Final Fantasy Firaga funciona muito bem contra Trolls e cia, mas sou do tipo que gosto de invocar Bahamuth para ter certeza de que os monstros fracos vão morrer mesmo Laughing
Akiha

Mensagem por Daniel em 24/06/12, 08:44 pm

É um dos malefícios que a internet proporciona entre muitos benefícios, infelizmente.
Às vezes é até um tipo de refúgio deste tipo de pessoa poder expressar o que pensa de modo anônima - em relação à sua covardia.

Posso citar em relação a isso, um certo repúdio que muitas pessoas do sul e sudeste têm de pessoas do norte e nordeste, falando muita besteira dessas pessoas, muitas vezes com ameaças e palavras de muito preconceito e intimidação, como até aquele caso que teve recentemente da mulher em seu Twitter. Sério, acho isso uma babaquice tremenda, onde o cara não passa de um hipócrita.

Um belo texto que li a um tempo atrás, e que aborda bem o tópico é este: http://tecnoblog.net/82428/desgraca-alheia-era-digital/

Mas, tudo passa por nós, também, pelo fato de podermos filtrar os locais certos para navegar. Sites corretos. Amizades virtuais corretas. Enfim.

Daniel

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: