RPG Maker MV

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RPG Maker MV

Mensagem por vico em 09/11/15, 05:06 am


"Simples o suficiente para uma criança, poderoso o suficiente para um desenvolvedor, versátil o suficiente para qualquer plataforma."

Esse é o lema da nova plataforma de desenvolvimento de jogos com que lidamos. Anunciada a alguns meses atrás, a RPG Maker MV veio para equiparar o programa à outros do mesmo ramo, trazendo muitas novidades, como portabilidade para outras mídias, principalmente Android, além de uma linguagem nova, sendo ela a javascript. Aliado a isso, um hype de inovação e a curiosidade sobre o programa novo nos manteve inquietos para saber mais e mais, coisa que tava difícil... até agora.

O RPG Maker MV foi lançado no dia 23 de outubro de 2015. Já é possível adquiri-la pelo site oficial (no qual você pode ter mais informações bem como um "jogo teste" rodando na própria página) ou pela nossa amada Steam. Vale ressaltar que, por o dólar estar cotado a quase R$ 4,00, comprar pelo site oficial vai ter custar cerca de R$ 290,00, preço que é muito mais que o dobro do valor em que o programa pode ser adquirido na Steam, por "meros" R$ 122,39. Além disso, o acesso antecipado vai te dar de bônus dois pacotes de recursos, sendo eles: um gráfico e com recursos dos personagens que aparecem na arte do programa; e outro gráfico, porém mais voltado a tilesets.





UM NOVO RPG MAKER!

As notícias, informações e imagens ainda são bem poucas, por enquanto, visto que o anúncio foi feito a menos de 24 horas, mas já se tem alguns pontos da nova engine que já eram bastante esperados, que pode sim torná-la a nova mais utilizada devido a isto. São eles:

- Batalhas laterais adicionadas: Parece que, enfim, o programa se rendeu ao tipo de batalha mais utilizada pelos usuários e virá em este tipo de luta por padrão. Não sabemos se somente este tipo.
- Suporte a controles touch-screen e mouse: Isso leva a crer que será possível portar os jogos para dispositivos móveis, como tablet e mobiles.
- Maior capacidade do banco de dados: Número de habilidades, personagens, animações, itens, etc.
- Três camadas para mapeamento: Creio que era um dos grandes motivos de muitos permanecerem utilizando o XP mesmo com o Ace lançado, e agora isso torna-se possível na nova engine.
- Alta resolução: Era o que particularmente mais aguardava. Ainda curioso sobre como vai funcionar a questão das resoluções, mas certamente ficará melhor do que uma tela de 1/4 da resolução atual.
- Suporte multi-plataforma: Como dito acima, leva a crer que os jogos poderão ser exportados para dispositivos móveis, além de PC e MAC. Quem sabe os consoles da nova geração não estão inclusos também?

Sem dúvidas é uma grandiosa notícia para o nosso meio que andava cada vez mais desanimado. Agora essa é uma nova injeção de ânimo, a expectativa de um novo programa. Estamos torcendo para que seja forte o suficiente pra defender e conquistar seu espaço, ou manter o que tem em nossos corações (momento ownt). [CentroRPG]
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vico

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Whitewolf em 09/11/15, 11:25 am

Uma vez tentei jogar o RPGMaker de PS1, mas não entendi nada de como aquilo funcionava, eu acho a ideia bem interessante mas criar um jogo que preste usando RPGmaker demanda muito tempo, paciência e conhecimento da plataforma.

Bom vê-lo novamente @vico! Ótimo tópico!
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Whitewolf

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por vico em 09/11/15, 06:06 pm

Whitewolf escreveu:Uma vez tentei jogar o RPGMaker de PS1, mas não entendi nada de como aquilo funcionava, eu acho a ideia bem interessante mas criar um jogo que preste usando RPGmaker demanda muito tempo, paciência e conhecimento da plataforma.

Na verdade a maioria dos que usam o Maker o fazem por diversão, já que, diferentemente do SDL ou Love2D é quase uma brincadeira criar pro jogo (embora eu como noob não ache).

E sobre as versões para consoles, esqueça. Zero customização.
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vico

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 06:37 pm

Ótimo tópico, @Vico Smile
Estou mexendo nele faz quase um mês aqui e engatinhando aos poucos na criação.

Minha ideia é criar algo 100% com os básicos do próprio programa, enquanto estudo javascript em conjunto.

Caso um dia fique pronto, a partir daí irei trabalhar com javascript ou outra linguagem que o programa aceite para deixar o jogo polido.
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Daniel

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por vico em 09/11/15, 06:51 pm

Embora usem linguagens diferentes e o nível é colossalmente discrepante, dá pra arriscar alguma coisa no maker e depois partir pro Love2D (opensource), caso queira produzir um 2d sem qualquer rédea. Embora eu ache que até nisso o MV ganha, pois é necessário uma bela gambiarra pra executar um jogo do Love2D por web e consequentemente em plataformas móveis. Pra mim o MV é o melhor criador de jogos intuitivo até agora
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vico

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 06:57 pm

E foi isso que me interessou mesmo, @vico Smile
Ter a possibilidade de poder exportar um projeto por um plugin terceiro para Android e iOS, além do já clássico Windows, é um opção muito interessante e de destaque do MV.

Vou olhar o Love2D para conhecer melhor, pois não conhecia Razz
@Saint Rafael deve se interessar também. Fan de RPG Maker.
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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Saint Rafael em 09/11/15, 09:36 pm

Eu gosto sim,@Daniel .
Mas mal tenho tempo pra ver isso atualmente.
Tá difícil.
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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 09:52 pm

Saint Rafael escreveu:Eu gosto sim,@Daniel .
Mas mal tenho tempo pra ver isso atualmente.
Tá difícil.

Rapaz, mas futuramente você poderá jogar, lá por 2017 o melhor jogo de todos os tempos que eu farei Laughing
Então, sem pressa

Se quiser indicar alguns que você gostou de jogar, pode citar aí. Cool
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Daniel

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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Saint Rafael em 09/11/15, 10:13 pm

Só me vem um nome em mente.

Robercleiton

Ô trem engraçado da peste. Laughing

Tenho que terminar esse jogo um dia.
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Re: RPG Maker MV

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 10:17 pm

Saint Rafael escreveu:Só me vem um nome em mente.

Robercleiton

Ô trem engraçado da peste. Laughing

Tenho que terminar esse jogo um dia.

haha, mas esse é mito mesmo, @Saint Rafael.
Lembro aquela vez que ele apareceu aqui no fórum como quem não queria nada, só no sapatinho.

O mito fez o jogo
enfrentou um furacão
entrou pra história
e saiu como se nada tivesse acontecido
Laughing
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Daniel

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Re: RPG Maker MV

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