RPG Maker MV

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RPG Maker MV

Mensagem por vico em 09/11/15, 05:06 am

"Simples o suficiente para uma criança, poderoso o suficiente para um desenvolvedor, versátil o suficiente para qualquer plataforma."

Esse é o lema da nova plataforma de desenvolvimento de jogos com que lidamos. Anunciada a alguns meses atrás, a RPG Maker MV veio para equiparar o programa à outros do mesmo ramo, trazendo muitas novidades, como portabilidade para outras mídias, principalmente Android, além de uma linguagem nova, sendo ela a javascript. Aliado a isso, um hype de inovação e a curiosidade sobre o programa novo nos manteve inquietos para saber mais e mais, coisa que tava difícil... até agora.

O RPG Maker MV foi lançado no dia 23 de outubro de 2015. Já é possível adquiri-la pelo site oficial (no qual você pode ter mais informações bem como um "jogo teste" rodando na própria página) ou pela nossa amada Steam. Vale ressaltar que, por o dólar estar cotado a quase R$ 4,00, comprar pelo site oficial vai ter custar cerca de R$ 290,00, preço que é muito mais que o dobro do valor em que o programa pode ser adquirido na Steam, por "meros" R$ 122,39. Além disso, o acesso antecipado vai te dar de bônus dois pacotes de recursos, sendo eles: um gráfico e com recursos dos personagens que aparecem na arte do programa; e outro gráfico, porém mais voltado a tilesets.

UM NOVO RPG MAKER!

As notícias, informações e imagens ainda são bem poucas, por enquanto, visto que o anúncio foi feito a menos de 24 horas, mas já se tem alguns pontos da nova engine que já eram bastante esperados, que pode sim torná-la a nova mais utilizada devido a isto. São eles:

- Batalhas laterais adicionadas: Parece que, enfim, o programa se rendeu ao tipo de batalha mais utilizada pelos usuários e virá em este tipo de luta por padrão. Não sabemos se somente este tipo.
- Suporte a controles touch-screen e mouse: Isso leva a crer que será possível portar os jogos para dispositivos móveis, como tablet e mobiles.
- Maior capacidade do banco de dados: Número de habilidades, personagens, animações, itens, etc.
- Três camadas para mapeamento: Creio que era um dos grandes motivos de muitos permanecerem utilizando o XP mesmo com o Ace lançado, e agora isso torna-se possível na nova engine.
- Alta resolução: Era o que particularmente mais aguardava. Ainda curioso sobre como vai funcionar a questão das resoluções, mas certamente ficará melhor do que uma tela de 1/4 da resolução atual.
- Suporte multi-plataforma: Como dito acima, leva a crer que os jogos poderão ser exportados para dispositivos móveis, além de PC e MAC. Quem sabe os consoles da nova geração não estão inclusos também?

Sem dúvidas é uma grandiosa notícia para o nosso meio que andava cada vez mais desanimado. Agora essa é uma nova injeção de ânimo, a expectativa de um novo programa. Estamos torcendo para que seja forte o suficiente pra defender e conquistar seu espaço, ou manter o que tem em nossos corações (momento ownt). [CentroRPG]
vico

Re: RPG Maker MV

Mensagem por Whitewolf em 09/11/15, 11:25 am

Uma vez tentei jogar o RPGMaker de PS1, mas não entendi nada de como aquilo funcionava, eu acho a ideia bem interessante mas criar um jogo que preste usando RPGmaker demanda muito tempo, paciência e conhecimento da plataforma.

Bom vê-lo novamente @vico! Ótimo tópico!
Whitewolf

Mensagem por vico em 09/11/15, 06:06 pm

Whitewolf escreveu:Uma vez tentei jogar o RPGMaker de PS1, mas não entendi nada de como aquilo funcionava, eu acho a ideia bem interessante mas criar um jogo que preste usando RPGmaker demanda muito tempo, paciência e conhecimento da plataforma.

Na verdade a maioria dos que usam o Maker o fazem por diversão, já que, diferentemente do SDL ou Love2D é quase uma brincadeira criar pro jogo (embora eu como noob não ache).

E sobre as versões para consoles, esqueça. Zero customização.
vico

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 06:37 pm

Ótimo tópico, @Vico Smile
Estou mexendo nele faz quase um mês aqui e engatinhando aos poucos na criação.

Minha ideia é criar algo 100% com os básicos do próprio programa, enquanto estudo javascript em conjunto.

Caso um dia fique pronto, a partir daí irei trabalhar com javascript ou outra linguagem que o programa aceite para deixar o jogo polido.
Daniel

Mensagem por vico em 09/11/15, 06:51 pm

Embora usem linguagens diferentes e o nível é colossalmente discrepante, dá pra arriscar alguma coisa no maker e depois partir pro Love2D (opensource), caso queira produzir um 2d sem qualquer rédea. Embora eu ache que até nisso o MV ganha, pois é necessário uma bela gambiarra pra executar um jogo do Love2D por web e consequentemente em plataformas móveis. Pra mim o MV é o melhor criador de jogos intuitivo até agora
vico

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 06:57 pm

E foi isso que me interessou mesmo, @vico Smile
Ter a possibilidade de poder exportar um projeto por um plugin terceiro para Android e iOS, além do já clássico Windows, é um opção muito interessante e de destaque do MV.

Vou olhar o Love2D para conhecer melhor, pois não conhecia Razz
@Saint Rafael deve se interessar também. Fan de RPG Maker.
Daniel

Mensagem por Saint Rafael em 09/11/15, 09:36 pm

Eu gosto sim,@Daniel .
Mas mal tenho tempo pra ver isso atualmente.
Tá difícil.
Saint Rafael

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 09:52 pm

Saint Rafael escreveu:Eu gosto sim,@Daniel .
Mas mal tenho tempo pra ver isso atualmente.
Tá difícil.

Rapaz, mas futuramente você poderá jogar, lá por 2017 o melhor jogo de todos os tempos que eu farei Laughing
Então, sem pressa

Se quiser indicar alguns que você gostou de jogar, pode citar aí. Cool
Daniel

Mensagem por Saint Rafael em 09/11/15, 10:13 pm

Só me vem um nome em mente.

Robercleiton

Ô trem engraçado da peste. Laughing

Tenho que terminar esse jogo um dia.
Saint Rafael

Mensagem por Daniel em 09/11/15, 10:17 pm

Saint Rafael escreveu:Só me vem um nome em mente.

Robercleiton

Ô trem engraçado da peste. Laughing

Tenho que terminar esse jogo um dia.

haha, mas esse é mito mesmo, @Saint Rafael.
Lembro aquela vez que ele apareceu aqui no fórum como quem não queria nada, só no sapatinho.

O mito fez o jogo
enfrentou um furacão
entrou pra história
e saiu como se nada tivesse acontecido
Laughing
Daniel

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: