Mario and Luigi: Superstar Saga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mario and Luigi: Superstar Saga

Mensagem por Rockman em 18/07/15, 12:22 am

Nome: Mario and Luigi: Superstar Saga
Produtora: Nintendo
Gênero: RPG em turnos
Plataforma(s): Game Boy Advanced
Versão analisada: Americana

Este é um daqueles jogos que me faz ter orgulho em ser fã da Nintendo. É uma pérola daquelas que se encontram poucas vezes no mundo dos videogames.
O jogo realmente respira Nintendo por todos os lados, e é a demonstração daquilo que a SH consegue fazer melhor. Souberam aproveitar bem o universo de Mario e o resultado não podia ser melhor. Este deve ser o jogo mais cómico que já joguei, foram muitas as gargalhadas que dei ao longo da aventura, é impossível não ficar de bom humor com as situações que se geram. A começar pela introdução, um daqueles começos de um jogo que nunca vou esquecer. Uma boa introdução é meio caminho andado para prender o jogador à aventura, e a introdução de Mario and Luigi consegue sem dúvida ter esse efeito. Começa então a narrar o enredo que vai dar vida à aventura, onde a voz da princesa Peach foi roubada e substituída por um vocabulário explosivo (no sentido literal da palavra).

É este então o mote para Mario e Luigi partirem juntos em busca da voz roubada de Peach. Pois é, desta vez Mario não está sozinho, e vamos então jogar com a dupla de encanadores. Como é óbvio, isto altera toda a mecânica que estamos habituados a ver nos jogos de Mario, aqui a cooperação é tudo. Ou seja, para passarmos os diversos desafios vamos ter que utilizar a dupla a nosso favor, e assim são apresentadas várias habilidades nunca antes vistas na série.
A jogabilidade sofreu uma reviravolta completa, e podem esquecer o que estão habituados a ver nos jogos de Mario. Os combates estão também longe do que estamos habituados nos jogos de plataformas, ou seja, podemos contar com todo o esplendor dos combates por turnos, embora com algumas características muito especiais. Por exemplo, durante os combates podemos desviar dos ataques do adversário em tempo real, e podemos também contra-atacar, o que é uma constante ao longo do jogo. Existe uma grande interatividade nos combates, o que ajuda a combater a monotonia que normalmente se instala em jogos que utilizam o sistema de combate por turnos. Além disso, o fato de estarmos presentes em dois personagens e não apenas em um, também tem aqui influência, pelo que podemos dar uso a uma opção em que Mario e Luigi cooperam num único ataque para causar mais dano ao adversário. As outras opções de combate são semelhantes a jogos do género, ou seja, temos as habituais opções atack, run e item.

Os gráficos são bem habituais da Nintendo. Presença de cores constantes, e os personagens têm todos o look que estamos habituados a ver nos jogos da empresa. Destaque para as animações muito bem conseguidas e de algumas partes da história em que o jogo assume uma aparência que faz lembrar alguns animes.
Quanto as músicas, podemos contar com os sons clássicos que nos habituamos a ouvir nos jogos do Mário, embora com um toque mais atual. Os personagens dizem algumas palavras que dão um toque de humor fantástico ao jogo. Por exemplo, podemos ouvir Luigi a dizer Bye-Bye nas despedidas e a acenar com o boné, isto com o sotaque Italiano é claro.
Quanto à longevidade, está no patamar que eu acho ideal nos jogos, 20 horas. Nem muito a tornar repetitivo, nem pouco para ficar a sensação de queiro mais. Além disso existem muitas sidequests que podemos fazer nas várias cidades que constituem o mundo de Mário, além de muitos segredos escondidos, o que dá mais valor à longevidade.
A única crítica menos positiva que posso fazer é em relação à facilidade do jogo. Não esperem grandes dificuldades ao longo da aventura. Alguns puzzles eram tão óbvios que podia fazer em segundos.

Mario and Luigi foi uma agradável surpresa. Um jogo genial que adorei do primeiro ao último momento e que mostra porque que a Nintendo merece o estatuto de uma das mais geniais do mundo dos videogames. O toque RPG assenta muito bem na série, e é uma lufada de ar fresco no mundo de Mario. Me entreguei por completo ao humor presente ao longo da aventura, desde o humor presente na história, até os personagens, passando pelas cutscenes, e estão presentes neste jogo os momentos em que me lembro de mais ter rido por causa de um jogo.

Nota: 98
Rockman

Re: Mario and Luigi: Superstar Saga

Mensagem por MrLinx em 18/07/15, 06:02 pm

@Rockman escreveu:Mario and Luigi foi uma agradável surpresa. Um jogo genial que adorei do primeiro ao último momento e que mostra porque que a Nintendo merece o estatuto de uma das mais geniais do mundo dos videogames. O toque RPG assenta muito bem na série, e é uma lufada de ar fresco no mundo de Mario. Me entreguei por completo ao humor presente ao longo da aventura, desde o humor presente na história, até os personagens, passando pelas cutscenes, e estão presentes neste jogo os momentos em que me lembro de mais ter rido por causa de um jogo.

Bela análise.
Concordo muito com você @Rockman. Também me surpreendi com o jogo mais foi uma grata surpresa.
O jogo é muito divertido e bem humorado, aliado a uma jogabilidade simples e intuitiva que deixa o jogo bem leve.

Em termos de dificuldade o jogo é até fácil mesmo, ainda mais se o cara foi bom de timing. Dá pra passar o jogo inteiro ou quase todo sem tomar dano.
MrLinx

Mensagem por Whitewolf em 18/07/15, 11:17 pm

Mais uma bela review, o homi ta com status berserk, parabéns @Rockman  hooray

Tenho o Mario & Luigi Dream Team do 3DS aqui e ainda nem testei.

Ainda tenho que me aventurar nessa série, só ouço elogios a ela.
Whitewolf

Mensagem por Rockman em 19/07/15, 05:09 pm

Valeuses Cool
Quero jogar as sequencias também.
Rockman

Mensagem por Daniel em 19/07/15, 09:04 pm

Ficou muito bom, @Rockman. Parabéns bow

Incrivel como os jogos em geral do Mário nos garantem boas risadas como você postou.
Lembro que até mesmo aqueles primeiros de plataforma do nintendinho possuiam essa mágica.

O único RPG do Mário que joguei até hoje foi o Super Mario RPG do Super Nes, e me deixou risonho também. Muito hilário o jogo Laughing

Daniel

Mensagem por gizellechan em 26/07/15, 06:51 pm

@Rockman tá com tudo mesmo =D

Congratulations novamente  Idea hauhaha
gizellechan

Mensagem por lukazz em 26/07/15, 10:06 pm

Parabéns cara, esse é um dos melhores jogos do GBA sem dúvida. Bem divertido mesmo, ri muito jogando ^^
lukazz

Mensagem por Saint Rafael em 27/07/15, 12:31 am

Joguem a série mesmo,pois vale a pena e vocês vão rir bastante.
Saint Rafael

Mensagem por Rockman em 02/08/15, 10:51 am

Valeu todo mundo. Obrigado pelos elogios Wink
Rockman

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: